Em pé: De Assis, Carlinhos, Zé Pedro, Raimundo, Elísio, César e Jonas; agachados: Deílson, Laércio, Miguel, Honorato, Gilberto e Zé David. ( foto em destaque logo acima)
São Julião, 14 de agosto de 1988. Dia em que a histórica cidade futebolista celebrou mais um domingo clássico das tardes festivas de futebol, quando a CNEC, time formado por jovens adolescentes da escola de ensino fundamental cenecista Aurino Nunes, levantou a taça de campeã do principal torneio do município.
O adversário derrotado foi a tradicional equipe do Centro da cidade que, até então, detinha o maior número de campeonatos conquistados. Naquele dia, apenas um resultado de igualdade (1 a 1, foi o placar da partida final) era o suficiente para a consagração dos garotos que haviam vencido o primeiro embate, por 3 a 1.
O time de moleques, como definia os torcedores opositores, tinha, como base, jovens de 14, 15, 16 e 17 anos, inclusive o seu treinador, esse colunista que ora redige essa nota.
Foi nessa temporada que nasceu craques como os atacantes Deilson, Ivanaldo e Carlinhos; o zagueiro Jonas e o goleiro César que, posteriormente, foram destaques em outros campos de jogo da região e, até, nos vizinhos estados do Ceará e Pernambuco.
O time titular, que saiu de campo com a taça erguida bem no alto, jogou com: César do Roldão, Gilberto do Elias do Deca, Jonas, Honorato e Zé Pedro; Miguel do Zé Luiz, Cleydson do Zé Adriano e Ném do Big Lanche; Ivanaldo do Tintino, Zé David – o único, consideravelmente acima da idade dos demais – e Deílson. O elenco ainda tinha nos seus quadros: Doriedson do Nicomedes, Carlinhos da Guilhermina, Raimundo da Lira, Laércio do Antônio do França, Elísio do Zé Birro e Carlinhos da Socorro. Técnico: Francisco de Assis Sousa; Presidente: Roberto Joaquim Sobrinho.
Campanha na fase classificatória:
CNEC 2 x 3 Cacimbas (Hoje, localidade de Vila Nova do Piauí)
(Obs. perdemos o jogo, mas ganhamos os pontos, pois a equipe adversária jogou com os atletas, Nuna e Miranda, sem ter procedido com as suas devidas inscrições junto ao comitê organizador).
CNEC 5 x 0 Cruzeiro do Gimbudo;
CNEC 5 x 0 Combinado Mandacaru/Alegrete;
CNEC 2 x 3 Alto;
CNEC 2 x 0 Centro.
Finais:
CNEC 3 x 1 Centro;
CNEC 1 x 1 Centro.
Colocação: Campeão municipal de 1988.
Naquele ano, Jonas foi escolhido como o melhor jogador do campeinato; Deílson, o segundo melhor jogador; Ivanaldo, o jogador revelação e Francisco de Assis Sousa, o melhor treinador.
Fonte: Prof. Francisco de Assis Sousa
Deixe um comentário