A eleição de 2008 no município de São Julião-PI foi marcada pela disputa entre os partidos PT e PSB, o primeiro saiu vitorioso.
Com uma diferença de 375 votos, o então vereador José Neci (PT) e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Julião, De Assis (PDT) foram eleitos prefeito e vice, respectivamente. A dupla desbancou o ex-prefeito Aloísio Luz (PSB) e o então vereador Edisaldo Rocha (PCdoB).
Naquele ano houve um racha na situação, pois o então prefeito licenciado Dr. Carlos (PPS) apoiou a candidatura de Dr. Aloísio e Edisaldo, enquanto o vice e então prefeito em exercício Francimar Pereira (PP) esteve com José Neci e De Assis. Com isso, Francimar foi o primeiro prefeito na história mais recente da política local a fazer o seu sucessor.
Para a Câmara Municipal foram eleitos os seguintes vereadores:
Emídio Reis (PMDB), Elias Cipriano (PTB), Renaldinho (PP), Heloneide (PRB) e Né Rocha (PT), ambos no campo da situação ao novo prefeito, totalizando uma maioria de cinco dos nove vereadores. Enquanto a oposição elegeu os vereadores Neto do Afonso e Professor Neto (ambos do PSB), Leureny (PSDB) e Arlindo (PCdoB), ficando assim com uma bancada de quatro parlamentares.
José Neci e De Assis foram eleitos pela coligação “Mais Trabalho e Compromisso”, formada pelos partidos PT, PDT, PP, PMDB, PTB e PRB.
Aloísio Luz e Edisaldo Rocha foram candidatos pela coligação “São Julião Para Todos”, tendo a seu lado os partidos PSB, PCdoB, PSDB e DEM.
Em breve teremos a retrospectiva das eleições de 2012 e 2016.
Redação do Portal NPM
Deixe um comentário