Esporte

Histórico: Primeiro jogador em atividade se assume homossexual

Pela primeira vez na história, um atleta profissional de futebol em atividade se assumiu publicamente como homossexual nesta quarta-feira (27).

Josh Cavallo, meio-campista do Adelaide United, da Austrália, gravou um depoimento relevando ser gay.

Segundo a emissora 10 News First Adelaide, ele é o primeiro jogador de futebol masculino profissional a se declarar publicamente gay enquanto ainda em atividade.

No vídeo postado pelo clube, Cavallo falou que não poderia estar mais feliz com sua decisão de contar a todos sua orientação sexual.

Ele também ressaltou que recebeu o apoio de todos no clube, como colegas de equipe e treinadores.

No fim, Cavallo pontuou que deseja que sua atitude seja inspiradora para outros jogadores que passem pela mesma situação.

Ao longo dos últimos anos, ex-atletas se declararam como homossexuais, como os casos do alemão Thomas Hitzlsperger e do americano Robbie Rogers.

Aos 21 anos, o meio-campista está em sua primeira temporada no Adelaide, após atuar por Western e Melbourne City.


Apoio na decisão

Com a repercussão da atitude de Cavallo, alguns clubes e jogadores da Austrália deram demonstrações de apoio.

Entre as estrelas do futebol mundial, o zagueiro Gerard Piqué, do Barcelona, mandou uma mensagem para o meio-campista.

“Olá, Josh, eu não tenho o prazer de te conhecer pessoalmente, mas eu quero agradecer pelo passo que você deu. O mundo do futebol está muito atrás e você está ajudando a andar para frente.”, escreveu o defensor.

O atacante do Atlético de Madrid, Antoine Griezmann, foi outro que se pronunciou: “Orgulhoso de você, Josh”

Entre os clubes, o Barcelona foi um dos primeiros a se pronunciar: “OBRIGADO, Josh Cavallo, por ter tomado esse grande passo. A sua coragem contribui para normalizar a diversidade no mundo dos esportes.”


Confira o depoimento completo de Josh Cavallo.

Olá, pessoal! Josh Cavallo aqui, estou na minha casa, em Adelaide. Há algo pessoal que eu preciso compartilhar com todos. Eu sou um jogador de futebol e sou gay.

Crescendo, eu sempre senti a necessidade de me esconder, porque eu tinha vergonha. Vergonha de que eu nunca poderia fazer o que eu amo e ser gay. Escondi quem eu sou para seguir um sonho que eu sempre quis quando criança: tudo que eu sempre quis é jogar futebol e ser tratado igualmente.

Eu estou cansado de jogar no mais alto nível e viver uma vida dupla. É exaustivo, eu não quero que ninguém tenha essa experiência. Eu achei que as pessoas pensariam algo diferente de mim quando eu descobri, que elas me tratariam diferente. Que falariam coisas ruins de mim ou tirariam sarro de mim. Esse não é o caso, você ganha mais respeito das pessoas.

Depois que eu me assumi para as pessoas que eu amo, meus amigos, meus colegas de equipe, meus treinadores, eles vêm sendo incrível. As reações e o apoio que eu recebi são imensos. Isso me fez perguntar porque eu fiquei me escondendo por tanto tempo. 

Eu quero inspirar e mostrar às pessoas que é ok ser você mesmo e jogador futebol. É ok ser gay e jogar futebol. Eu quero compartilhar isso com todas as pessoas que estão passando por dificuldade, que estão assustadas. Independente de quem sejam, não aja como alguém que você não é, seja você mesmo. Você deve ser você mesmo, não outra pessoa. 

Durante este processo de me assumir, eu estou empolgado em me abrir, de mostrar a todos quem é o Josh Cavallo, de mostrar o verdadeiro Josh Cavallo. 

 Eu sou Josh Cavallo, sou jogador de futebol e tenho orgulho de ser gay.”


Fonte:  Onefootball

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...
Botão Voltar ao topo