
Na noite deste sábado, 21 de junho, a Prefeitura Municipal de São Julião, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, promoveu o I Sarau Literário em homenagem ao Dia do Escritor, celebrado anualmente em 25 de julho.
O evento aconteceu no átrio da Igreja Matriz e reuniu estudantes, professores, escritores locais, autoridades e membros da comunidade em uma noite marcada por apresentações culturais, declamações de poesias, dramatizações, leitura de textos autorais e músicas temáticas.
Com o objetivo de valorizar a produção literária local e estimular o gosto pela leitura e escrita, o sarau foi uma oportunidade para jovens talentos mostrarem suas criações e para a comunidade celebrar a arte da palavra. Durante a programação, também houve homenagens a escritores locais, além da exposição de livros e trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede municipal.
A Secretária de Cultura Fernanda destacou o compromisso da gestão com a valorização dos artistas da terra:

“Foi uma noite de encantamento. São Julião respira cultura, e é nosso papel incentivar e apoiar esses talentos.”
A Secretária de Educação, Lucinete, também falou sobre a importância pedagógica do evento:

“A escola deve ser um espaço vivo de cultura. Ao integrar literatura, música e expressão artística, promovemos não só o aprendizado, mas a formação crítica e sensível dos nossos estudantes. Foi uma noite histórica para nossa educação.”
O prefeito Renaldo Ramos participou do evento e afirmou:

“A cultura é uma das maiores riquezas de um povo. Vamos continuar apoiando e investindo em ações como esta, que valorizam nossas raízes e a educação.”
Nota de Agradecimento
O escritor são-juliãoense Francisco de Assis Sousa, um dos homenageados da noite, deixou registrada uma mensagem de gratidão:

“A instituição de uma data oficial para celebrar o escritor — e, por extensão, demais gêneros como a música e o repente — faz brotar possibilidades de crescimento e apreço por aquilo que, com tanto sacrifício, publicamos, gravamos ou improvisamos.
Por isso, celebro com muito carinho e profunda gratidão o jovem Wenderson Sá, a professora Soraya Palhares Luz, a Câmara Municipal, a secretária de Cultura, a secretária de Educação e o prefeito Renaldo Ramos, por reconhecerem e valorizarem os seus.
A semente foi lançada — e, certamente, irá brotar e florescer.
Gratidão!
Os nossos talentos merecem ser exaltados, pois deles emanam vida, reflexão e alegria.
Parafraseando meu camarada Edilson Rocha: “Que a sensatez da arte vença a insanidade da guerra/violência.”
‘Somos o que há de melhor,
Somos o que dá pra fazer…’
Francisco de Assis Sousa
São Julião-PI, 22 de junho de 2025
Veja imagens!
Fotos: ASCOM
Deixe um comentário