
A Copa do Mundo de 2026 será histórica ao ter 48 seleções pela primeira vez. O torneio sediado por Estados Unidos, México e Canadá já tem 39 países garantidos.
Áustria, Bélgica, Escócia, Espanha e Suíça garantiram nesta terça-feira (18) as últimas vagas diretas da Europa. O quinteto se juntou a Alemanha, Croácia, França, Holanda, Inglaterra, Portugal e Noruega.
Acompanhe as Eliminatórias da Copa do Mundo
A Europa ainda tem mais quatro vagas, a serem definidas na repescagem de março. O sorteio é nesta quinta (20), às 9h (horário de Brasília), em Zurique, na Suíça.
Seleções garantidas na Copa do Mundo de 2026 (39/48)
• Países-sede (3 vagas): Canadá, Estados Unidos e México
• Américas do Norte e Central (3 vagas): nenhuma definida
• África (9 vagas): Marrocos, Argélia, Egito, Costa do Marfim, Tunísia, África do Sul, Gana, Senegal e Cabo Verde (estreante)
• Ásia (8 vagas): Irã, Catar, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália
• América do Sul (6 vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai
• Oceania (1 vaga): Nova Zelândia
• Europa (12 vagas diretas): Inglaterra, Portugal, Croácia, Noruega, França, Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica, Escócia, Espanha e Suíça
Repescagem europeia
Quatro vagas sairão da disputa com 16 seleções.
• Pote 1: Itália, Dinamarca, Turquia e Ucrânia
• Pote 2: Polônia, País de Gales, República Tcheca e Eslováquia
• Pote 3: Irlanda, Albânia, Bósnia e Herzegovina, e Kosovo
• Pote 4: Romênia, Suécia, Macedônia do Norte e Irlanda do Norte
A UEFA dividirá as 16 equipes em quatro chaves, com quatro times em cada. Times do pote 1 enfrentam os do pote 4, e os do pote 2 encaram os do pote 3, via sorteio.
As semifinais serão jogadas em partida única no dia 26 de março de 2026, com os vencedores disputando a “final” (também em jogo único) em 31 de março, definindo os últimos quatro times do continente.
Repescagem intercontinental
Seis equipes vão disputar as duas últimas vagas para o Mundial. Bolívia, República Democrática do Congo, Nova Caledônia e Iraque já estão confirmados. Faltam duas seleções da Concacaf.
O torneio será realizado em Guadalajara e Monterrey, em março de 2026, e contará com as seis equipes divididas em dois grupos. As duas melhores no ranking da FIFA avançarão diretamente para a final.
Tanto as semifinais quanto a final serão em partida única, e os vencedores de ambas as finais avançarão para a fase final do torneio.
Europa
A Europa teve a Inglaterra como sua primeira seleção classificada. Após a França confirmar vaga com goleada sobre a Ucrânia, a Croácia garantiu sua presença. Portugal, Noruega, Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica, Escócia, Espanha e Suíça também se juntaram ao grupo.
Os segundos colocados jogarão a repescagem, que também incluirá as quatro seleções vencedoras da Liga das Nações de 2024/25 que terminaram fora do G2 em seus grupos.

Ásia
A Ásia tem oito vagas diretas, garantidas por Irã, Catar, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão, Jordânia e Austrália.
Já o Iraque vai disputar a repescagem intercontinental após eliminar os Emirados Árabes em um duelo dramático.
Américas do Norte e Central
Pela Concacaf, além dos anfitriões, há três vagas diretas em disputa, além de duas na repescagem. Suriname, Pananá, El Salvador e Guatamela estão no Grupo A; Curaçao, Jamaica, Trinidad e Tobago, e Bermudas disputam o Grupo B; e Haiti, Honduras, Costa Rica e Nicarágua, o C.
As três equipes que vencerem seus grupos garantem vaga. Os dois melhores segundos colocados avançarão para a repescagem intercontinental.
África
Pelo continente africano, todas as nove vagas já estão confirmadas: Marrocos, Argélia, Egito, Tunísia, Costa do Marfim, África do Sul, Senegal, Gana e Cabo Verde.
Oceania
Na Oceania, a Nova Zelândia confirmou seu domínio regional e já está classificada, em sua sexta participação em Copas do Mundo. A Nova Caledônia vai disputar a repescagem intercontinental.




Deixe um comentário