
O Canadá venceu o Catar por 6 a 0 nesta quinta-feira (18), pela 2ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo, em Vancouver. Após o empate na estreia, os canadenses fizeram uma partida quase perfeita no BC Place e conquistaram sua primeira vitória em Mundiais em grande estilo. Os gols do jogo foram marcados por Cyle Larin, Jonathan David (três vezes), Nathan Saliba e Mohammad Al Mannai (contra). A alegria só não foi completa em razão da gravíssima lesão de Ismael Koné, que fraturou a perna no segundo tempo.
Demorou 8 jogos e três participações, mas o Canadá enfim conseguiu o seu primeiro triunfo em Copas do Mundo. Para ficar ainda mais especial, atuando no seu primeiro Mundial como anfitrião. Os canadenses disputaram também o torneio em 1986 e 2022, mas foram derrotados em todas as partidas.
Confira a classificação atualizada dos grupos da Copa do Mundo
Pensando na classificação, a vitória com boa diferença de gols é algo muito importante, pois colocou o Canadá na liderança do Grupo B após a 2ª rodada. Com isso, agora basta um empate com a Suíça para o país-sede avançar em primeiro. Uma derrota, por um placar apertado, ainda deve garantir os canadenses na vice-liderança.
O Catar foi atropelado em Vancouver e vê agora o mata-mata como um sonho distante. O país do Oriente Médio terá que vencer a Bósnia por um placar elástico para sonhar com a vice-liderança ou uma vaga entre os melhores terceiros colocados. Mas para um país que nunca venceu em Mundiais, a missão parece quase impossível.

Show do Canadá
Nem o mais otimista dos canadenses imaginava que a primeira do país em Copas do Mundo viria com tamanha imposição. Desde o apito inicial, o Canadá empurrou o Catar contra a sua área e ficou no campo de ataque o tempo todo. A pressão foi tanta que o primeiro gol, marcado aos 15 minutos, pareceu tarde. Cyle Larin aproveitou rebote na pequena área e com oportunismo abriu o caminho para a goleada.
O Canadá não diminuiu o ritmo após o primeiro gol e logo ampliou. Jonathan David acertou um chute de primeira com categoria e dobrou a vantagem. Como se a diferença técnica já não bastasse, o Catar ainda ficou com um homem a menos. Homam Ahmed cometeu falta em Buchanan e recebeu o cartão vermelho. Pouco depois, Jonathan David apareceu de novo para fazer o terceiro antes do intervalo.

Lesão grave e homenagem
O Canadá voltou para o segundo tempo como se o jogo estivesse 0 a 0 e seguiu com uma blitz diante do Catar. A dinâmica do duelo parecia mais um jogo de handebol, com a defesa catari toda plantada na frente da área e os canadenses circulando a bola.

Foi nesse contexto que ocorreu a nota triste da noite em Vancouver. Ismael Koné sofreu falta de Assim Omer Madibo e fraturou a perna esquerda. A imagem foi tão impactante que o jogador do Catar, autor da entrada, ficou em choque e sequer questionou a expulsão. Os jogadores do Canadá também ficaram muito abalados e o volante saiu aplaudido de campo.

Depois de longa interrupção, Nathan Saliba – jogador entrou no lugar de Koné – marcou em bela cobrança de falta e homenageou o companheiro em momento de muita emoção. O gol recolocou certo ritmo no jogo e, diante de um adversário com 9 em campo, o Canadá ainda marcou outras duas vezes com Mohammad Al Mannai (contra) e Jonathan David.
Próximos jogos
Os dois times voltam a atuar na próxima quarta-feira (24), às 16h (horário de Brasília), pela 3ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo. O Canadá enfrenta a Suíça em Vancouver; o Catar duela com a Bósnia em Seattle.




Deixe um comentário