A Polícia Federal divulgou há pouco nota informando mais detalhes da Operação Topique, deflagrada nesta quinta-feira (02/08), para desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados à prestação de serviços de transporte escolar ao Governo do Estado do Piauí e Prefeituras Municipais nos Estados do Piauí e Maranhão.
Foto: 180graus
São 14 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos nas cidades de Teresina, São João da Serra e Olho D’Água, no Piauí, e ainda em Coelho Neto, no Maranhão.
Os trabalhos contam com a participação de 170 policiais federais e 9 auditores da CGU. Parte do grupo está na sede da Seduc, em Teresina, recolhendo documentos. Algumas salas e corredores estão fechados, e mesmo os funcionários estão impedidos de terem acesso.
Foto: 180graus
“A investigação revelou a existência de um grupo de empresas que vêm atuando conjuntamente na realização de fraudes em licitações, com a participação de agentes públicos, resultando na contratação do objeto da licitação com valores superiores ao valor real do serviço, causando um prejuízo
aos cofres públicos na média de 40% dos valores pagos às empresas contratadas”, diz a nota encaminhada pelo Núcleo de Comunicação Social da Superintendência da PF no Piauí.
Foto: 180graus
Diz ainda a Polícia Federal que as licitações fraudadas eram custeadas com custeados pelos recursos do Programa de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
As empresas investigadas receberam pelo menos R$ 297 milhões, pagos por 40 prefeituras e o governo do Estado, entre os anos de 2013 e 2017. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 119 milhões.
O nome da operação, Topique, é alusivo ao termo popularmente utilizado para se referir aos veículos utilizados no transporte escolar.
Uma coletiva de imprensa com detalhes da operação será concedida na sede da PF, às 11h.
Fonte: 180graus
Deixe um comentário