O projeto Alfabetização Ecológica – Açude de São Julião, está sendo desenvolvido pela Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, escola da rede estadual de ensino, elaborado pela professora de Ciências Louridania, junto aos alunos de 9º ano do ensino fundamental. A escola tem como diretora Maria da Glória, juntamente com as coordenadoras Maria Liduina e Lidiane Carvalho, ambas a frente da Unidade Escolar.
O projeto foi pensado a partir do tema central proposto pelo circuito de ciências estadual idealizado pela Seduc –
Secretaria Estadual de Educação – que é promovido anualmente em todas as escolas estaduais do Piaui.
Esse ano a temática apresentada é ciência para redução da desigualdade, ainda dentro desse tema também está sendo desenvolvido nas turmas de ensino médio, pelas professoras Luvanga e Saneide o projeto entitulado de compostagem como prática de valorização dos resíduos orgânicos para cultivar uma horta na escola.
Esses projetos são interdisciplinares e como a proposta é redução das desigualdades requer atividades que motive a mudança de atitudes de forma coletiva que ultrapasse os muros da
escola e ajude a melhorar a vida da população.
Para tanto, o projeto compostagem deseja que os alunos desenvolva
técnicas de reaproveitamento de resíduos orgânicos (restos de alimentos crus e cozidos, de plantas e esterco) e propague entre familiares e vizinhos para que esses também tenham uma pequena horta
em seu quintal e evite o acúmulo de lixo orgânico nos terrenos baldios e lixões, evitando a proliferação de insetos e roedores.
O projeto educação ecológica tem como foco a preservação do ambiente do entorno do açude de São Julião e da orla que foi construída e
apesar de ainda não estar totalmente concluída precisa ser cuidada
por toda a comunidade por ser um espaço de lazer e atividade física
agradavel, acessivel e aconchegante, com arborização e ar fresco.
Contudo, se não for conservada será uma grande perda para a população em geral, então é pensando no bem estar da comunidade que os projetos estão sendo desenvolvidos. Entre as ações do projeto educação ecológica está: conversar e
informar os populares sobre os benefícios de manter o espaço do
entorno do açude limpo, evitando jogar lixo nas suas margens e remover periodicamente o matagal, pois são muitos organismos vivos (peixes e plantas) que dependem da conservação desse ambiente, também há uma campanha de doação voluntária para arrecadação de fundos para compra de uma bomba d’água, mangueira e lixeiras para manter o gramado e as plantas da área verde da orla.
A escola busca mobilizar a população para a importância de ações conjuntas em prol de melhorias do espaço escolar e também fora do ambiente escolar.
A orla hoje é um espaço usado para inúmeras atividades devido a paisagem peculiar de cenário de books fotográficos, atividades lúdicas/educativas, prática de exercicios físicos, além de um grande potencial econômico. Mas se não for preservada pode se perder tudo isso, sendo um grande prejuízo para toda a cidade.
Redação do Portal NPM
Deixe um comentário