O Grupo da oposição de São Julião-Pi, liderados pelos os ex-prefeitos Francimar Pereira (PP), José Neci (PT), pelos vereadores Acelino da Regina (PT), Fabinho (PT) e Renaldinho (PP), líder político Abimael Costa (PMN) e pelo o suplente de vereador Henrique Lima (PSD), além de aliados, mostraram nas urnas a força das oposições na cidade “da Cal, do Cobre e dos Sonhos”, assim popularmente conhecida.
Francimar Pereira e o vereador Renaldinho, ambos do PP, tiveram o melhor desempenho entre os líderes de oposição e o segundo melhor no município, atrás apenas dos candidatos apoiados pelo atual prefeito Dr. Jonas (PSB). O deputado estadual Nerinho (PTB) e a deputada federal Margarete Coelho (PP) tiveram 705 e 851 votos, respectivamente.
José Neci e o vereador Fabinho, ambos do PT, tiveram o segundo melhor desempenho na oposição e o terceiro no geral. Franzé Silva e Assis Carvalho, também do PT, receberam nas urnas 651 e 731 votos, respectivamente.
O vereador Acelino da Regina (PT), optou por votar de uma forma independente nos candidatos Lima e Merlong Solono, do seu mesmo partido, para deputado estadual e federal, eles receberam 207 e 233 votos, respectivamente.
Abimael Costa (PMN) ex-candidato a prefeito nas eleições de 2016 pela terceira via, apoiou os candidatos Evaldo Gomes (PTC) e Dra. Marina (PTC), para assembleia legislativa e câmara dos deputados. Os candidatos receberam do eleitorado 76 e 125 votos, respectivamente.
Henrique Lima (PSD), suplente de vereador, optou por apoiar o presidente do PR, deputado estadual Fábio Xavier, totalizando 78 votos para o parlamentar. Já para deputado federal, o político votou junto com o ex-prefeito José Neci no petista Assis Carvalho.
Com esse resultado, podemos observar que as oposições de São Julião está mais viva do que nunca e pode sim polarizar a disputa nas eleições de 2020.
Outro fator é a derrota do candidato a governador Luciano Nunes (PSDB), que contava com o apoio da base do prefeito, além das também derrotas do candidato a senador Wilson Martins e do deputado estadual Rubens Martins, ambos do PSB, apoiados pelo atual prefeito do município.
Veja a matemática dos votos em São Julião entre situação e oposição:
Deputado Estadual:
Situação: 1.960 votos
Oposição: 1.717 votos
Diferença de 243 votos para a situação.
Deputado Federal:
Situação: 1.588 votos
Oposição: 1.939 votos
Diferença de 351 votos para a oposição.
Rubens Martins (PSB) candidato a reeleição a deputado estadual, recebeu 1.062 votos, o parlamentar contou com o apoio do prefeito Dr. Jonas, além de outros líderes da base aliada;
Georgiano Neto (PSD), também candidato a reeleição, recebeu 386 votos, o jovem deputado recebeu o apoio do vice-prefeito Sodson Rocha (PPS), ex-vereador Cilandio (PSD), Carol Rocha e o vereador Tarcilo Rocha, ambos do MDB, Paulo Vinícius (SDD), além de outros líderes;
Mardem Meneses (PSDB) que disputou a reeleição, contou com o apoio do ex-vereador Leureny e da presidente da Câmara Municipal, vereadora Antônia do Leu, ambos do mesmo partido do parlamentar. Ele recebeu nas urnas 246 votos no município de São Julião;
Fernando Monteiro (PRTB), que buscava a reeleição, recebeu 176 votos. Ele contou com o apoio do vereador Chico Neto, também do PRTB e da presidente do PP Lucinete Pereira;
Severo Eulálio (MDB), candidato a reeleição, recebeu 90 votos, ele contou com o apoio do ex-vereador Moacir Barros.
Para deputado federal, a base do prefeito votou fechado no candidato Átila Lira (PSB), que recebeu 1.567 votos. A exceção na base apenas do pastor Paulo Vinícius, que optou em votar na Major Elizete (SDD), ela recebeu 21 votos do eleitorado de São Julião-PI.
Vale ressaltar que houve uma queda de votos na base municipal e o fortalecimento dos líderes de oposição, já que o prefeito foi eleito com uma diferença muito grande, 1.467 votos em relação ao segundo colocado.
Para muitos 2018 será o retrato de 2020. Agora só nos resta aguardar.
Redação do Portal NPM
Deixe um comentário