Em um breve resumo da história recente da política de São Julião-PI, conhecida como a terra da cal, do cobre e dos sonhos, iremos relatar um pouco das eleições de 2004, 2008, 2012 e 2016.
A partir da próxima semana iremos descrever melhor cada uma delas. Neste pequeno artigo de hoje, vamos fazer um breve resumo.
A eleição de 2004 ficou marcada como a mais disputada da história recente de São Julião. Por uma diferença de 19 votos, o médico Carlos Xavier, mais conhecido como “Dr. Carlos” (PPS) e o então vereador Francimar Pereira (PP), foram eleitos prefeito e vice, respectivamente. Ambos derrotaram o então prefeito Edilberto Luz (então PSDB, hoje no PSB) e a então vereadora Margarida (então PFL, hoje DEM). Na sua coligação foram eleitos quatro das nove vagas para a câmara de vereadores.
Em 2008, o então vereador José Neci (PT) e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Julião, De Assis (PDT), desbancaram o ex-prefeito Aloísio Luz (PSB) e o então vereador Edisaldo Rocha (PCdoB) por uma diferença de 375 votos. Em sua coligação foram eleitos ainda cinco das nove vagas do parlamento municipal.
Na eleição de 2012, o então prefeito José Neci (PT) foi reeleito tendo como vice o ex-prefeito Francimar Pereira (PP), eleitos em uma ampla coligação, derrotando o então presidente da Câmara Municipal, vereador Emídio Reis (PMDB) e o enfermeiro Sodson Rocha (PPS), por uma diferença de 279 votos. Foram eleitos em sua coligação seis das nove vagas do legislativo municipal.
Já na eleição de 2016, dois fatos inéditos ocorreram: três candidaturas majoritária e uma maioria jamais vista na história política do município.
O médico Jonas Alencar, conhecido como “Dr. Jonas” (PSB), juntamente com o seu vice Sodson Rocha (PPS) foram eleitos pelo grupo da oposição com uma diferença de 1.467 votos em relação ao segundo colocado, o também médico Dr. Estevinho (PT) e seu vice o ex-vereador João Marcolino (PRB), candidatos apoiados pelo então grupo da situação.
A terceira via lançou os jovens Abimael Costa (PMN) e Luis Alberto (PR), como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
A chapa vitoriosa nas urnas conseguiu eleger seis dos nove assentos da câmara municipal.
A partir da próxima semana o Portal NPM irá fazer uma série de matérias com a retrospectiva de cada uma das eleições acima citadas.
Deixe um comentário