Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 15, no Posto Vila Nova, localizado no KM 64 da BR-316, em Vila Nova do Piauí, uma reunião com membros do Instituto de Mobilização e Conscientização Política do Vale do Itaim (IMCP). O encontro iniciou às 15h30, com objetivo de discutir e apresentar soluções para os problemas regionais e locais que afligem o Estado e os municípios do Vale do Itaim.
De acordo com o advogado, Elias Alves, a reunião organizada pelos membros do instituto teve como finalidade fomentar o debate político em tempo integral e promover seminários, palestras, eventos, concurso de redação e entrevistas que possam historicizar cidades como Jaicós, São Julião, Belém e Marcolândia. O projeto abrange também os municípios de Padre Marcos, Campo Grande, Vila Nova, Monsenhor Hipólito, Alegrete do Piauí, Francisco Macedo e Simões.
“A nossa ideia central visa o desenvolvimento social e humano de toda a nossa microrregião que compreende aproximadamente 15 municípios. Nossa mobilização é em prol da ação política, pois o nosso desenvolvimento de forma geral depende da política e envolve desde os tempos passados, presente e futuro. Dessa forma tudo que temos hoje é reflexo do passado” disse.
“A nossa ideia é que os jovens possam se mobilizar de forma organizada e integral e que assim possamos discutir política em seminários, eventos, desenvolvimento social e político. A reunião foi muito importante porque aqui gera o embrião de um instituto no semiárido piauiense onde há estiagem, difícil desenvolvimento e a deficiência dos jovens com relação a visão de mundo melhor e desenvolvimento” declarou Elias.
Elias afirmou que a reunião concentrou pessoas de várias cidades. “Dentro desse quadro existem lideranças vários níveis instrucionais e de diferentes cidades, onde há integração daqueles que estão encarregados de maior aprofundamento no sentido de desenvolvimento social. Existem pessoas que estão também inseridas dentro da política e que podem contribuir bastante para o avanço do instituto” pontuou.
Outro fator que foi destacado é que o grupo está aberto às pessoas que tenham interesses apartidários e que assim assuma a responsabilidade de fazer acontecer de forma diferente, ou seja, com novas ferramentas que caracterizem a política nova e desgarrem do velho modelo político.
“Estamos abertos a mais pessoas que tenham visões inovadoras e não estejam atrelados ao velho modelo de se fazer política. Precisamos de visionários que tragam o desenvolvimento” acrescentou Elias.
Durante a reunião foi apresentado vários fatores como: a criação de um instituto ou associação para promoção de debates, seminários e eventos de conscientização, mobilização e politização na região; filiação partidária para os apoiadores de Bolsonaro na região que tiverem interesses em ficarem com os diretórios municipais; integração dos jovens da região de Jaicós, Belém, Massapê, Padre Marcos, Simões, Marcolândia, Francisco Macedo, Alegrete, São Julião, Monsenhor Hipólito, Campo Grande e Vila Nova, que através da união haverá angariamento de investimentos voltados para geração de emprego e renda para a região; criação de uma comissão para comparecimento à posse em Brasília no dia 1º de janeiro de 2019; criação de uma comissão e visita à Teresina para diálogo com Fábio Sérvio (PSL); traçar metas para ações de mobilização e eventos comunitários na região, oficinas, assistência social e outros temas que visam ajudar as comunidades mais carentes da região com arrecadação de alimentos, brinquedos, roupas, calçados entre outros.
A realização do encontro reuniu cerca de 17 pessoas e se deu através da iniciativa do advogado Elias Alves.
Fonte: Cidades na Net
Deixe um comentário