Uma idosa morreu neste sábado (05/01) em frente ao hospital municipal Dr. Roosevelt Bastos, da cidade de Porto. Isabel de Sousa Cruz, que atuou na área de serviços gerais da delegacia local, havia saído de casa em busca de atendimento de urgência na referida unidade de saúde, mas não encontrou.
Conforme testemunhas, a vítima tinha aproximadamente 63 anos de idade e sofria de hipertensão e diabetes. Ela morreu praticamente na calçada do hospital que conta apenas o reduzido quadro de profissionais do Estado, cerca de 10%, após o ato de demissão dos servidores municipais realizado pelo prefeito Dó Bacelar.
Populares se depararam logo cedo com o corpo de Isabel que estava ainda com a carteira de identidade em mãos. Presume-se que ela tentou adentrar ao centro de atendimento, mas se deparou com as portas lacradas por cadeados.
Os postos de saúde dos bairros estão desativados há três dias, por decreto da prefeitura, inviabilizando o acesso adequado de pacientes que sofrem de doenças crônicas. A ambulância da cidade está presa com mais de R$ 30 mil em multas num posto da Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: Francisco Barbosa, de Porto / Longah
Deixe um comentário