Geral

Adapi intensifica fiscalização na divisa com Ceará para evitar peste suína no Piauí

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) retomou na última semana a fiscalização nas propriedades que ficam nas divisas do Piauí com o Ceará, e nas rodovias que ligam os dois estados para evitar a entrada de carne de porco originária do estado vizinho. A fiscalização deve ocorrer por todo o mês de março.

A fiscalização começou ainda em novembro do ano passado, depois que um alerta foi emitido após o Ministério da Agricultura, que havia confirmado a existência de focos da peste suína no estado vizinho.

“Estamos orientando os produtores que não tragam animais do estado do Ceará, considerando que está proibido o trânsito de suínos, produtos e subprodutos deste. E também fiscalizando as propriedades fazendo a inspeção clínica dos animais, para consultar se tem ou não a doença. Então, a gente faz uma vistoria dos animais, propriedade por propriedade em toda região de fronteira”, disse a fiscal agropecuária da Adapi, Liandra Werner.

Ainda conforme a agência, a fiscalização é necessária porque o vírus pode ser transmitido no ar e não somente através dos animais infectados. “O vírus se propaga muito rápido. Então, a gente pode carregar o vírus na roupa, nas vias respiratórias, nas rodas dos carros. É um prejuízo grande para a suína cultura do Piauí, se caso chegar aqui essa peste suína”, falou.

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...
Botão Voltar ao topo