Política

Ex-aliado, Ciro Gomes agora é inimigo declarado de Lula e do PT

Não bastasse a animosidade recíproca construída durante a campanha, Ciro se encarregou de fazer um risco de faca no chão: “PT nunca mais”

“A esquerda só se une na cadeia”. Não há frase que resuma melhor a vocação dos progressistas brasileiros do que essa, de autor desconhecido (ou foragido). E é dessa maldição que Ciro Gomes (PDT) pretende se livrar ao aceitar, de peito estufado, ser tratado como o principal inimigo do PT desde o segundo turno das eleições presidências de 2018.

Pergunte a um petista quem é responsável pela derrota de Haddad ano passado. Nenhum militante vai admitir que a messiânica e natimorta candidatura Lula foi o maior erro da esquerda na história do Brasil – mais infausta que a Intentona Comunista ou a Guerrilha do Araguaia.

Que nada. O motivo do fracasso, para petistas namastê ou taliban, foi a viagem de Ciro Gomes a Paris, no intervalo entre o primeiro e o segundo turnos. Ele teria “fugido” de sua responsabilidade de pousar armas aos pés de Haddad, motivo que o elevaria à categoria de traidor da nação e do proletariado.

Não adianta argumentar que essa tese é não só ridícula do ponto de vista lógico como é indecente do ponto de vista ético. Pelo visto, até a direita vai fazer autocrítica antes do PT.

Não bastasse a animosidade e desconfiança recíprocas construídas durante a campanha, Ciro se encarregou de fazer um risco de faca no chão: “PT nunca mais”, declarou, após a eleição de Bolsonaro. Não era um blefe, como podemos constatar pelas frequentes demonstrações de afastamento do pedetista – sempre seguidas de provocações e xingamentos da arquibancada petista.

É mais fácil ouvir críticas de dirigentes e eleitores do PT dirigidas a Ciro do que a Bolsonaro. Essa indisposição até pode mudar com o tempo, mas é pouco provável. A frente de centro-esquerda para as eleições de 2022 (aquela coligação que deveria ter isso construída em 2018) foi colocada como prioritária por Lula, em recente encontro, em Curitiba, com o presidente do PDT, Carlos Luppi. Só agora? Se falta autocrítica, sobra autoestima.

“Eu conheço vocês, unidade é o cacete”, esbaforiu Ciro na noite desta segunda-feira (27), em acalorada discussão com a deputada federal Maria do Rosário (PT), durante o 1º Congresso das Policias Antifascismo, em Pernambuco.

FONTE: Marco Antonio Araujo, do R7

Luis Alberto

Editor geral do Portal NPM, formado em Técnico em Segurança do Trabalho pela escola Metropolitana de Cursos Técnicos. Possui ainda licenciatura em Educação Física e é estudante de bacharelado em Ciências Políticas, ambos pela UNOPAR.

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...
Botão Voltar ao topo