Na noite do último sábado, 06 de abril, no Centro Esportivo de Alegrete do Piauí, aconteceu a Festa de Aniversário de 85 anos de Antônio Simão Alencar, conhecido por todos em Alegrete do Piauí e região por Sitônio Briona. A festa ganhou decoração típica do vaqueiro e como tema a Fazenda Logrador, localidade de Alegrete do Piauí onde Sitônio Briona fez morada com a família.
A celebração do aniversário de 85 de anos de Sitônio Briona foi conduzida pelo seu filho Nassis Alencar que aproveitou o momento para agradecer a todos pela presença. Logo em seguida, o pastor da Igreja Assembleia de Deus Madureira, Fredson Lima, fez uma oração pedindo a Deus para abençoar aquele momento.

O poeta picoense Raimundo Nonato Cardoso usou o som da viola e o repente para contar um pouco da história de vida de Sitônio Briona, a poetisa e historiadora Wilma, por sua vez, fez uso da poesia para também relatar o legado do homem que exerceu o primeiro cargo de Oficial de Justiça da Comarca de Fronteiras – PI.
O evento reuniu parentes, amigos e convidados da família e além das homenagens, contou também com o tradicional bolo e um farto jantar para todos os presentes. As decorações ficou por conta de Dayron Abreu de Fronteiras e o buffer Kátia Bezerra de Alegrete.

Sobre Sintônio Briona
Antônio Simão Alencar (Sitônio Briona) nasceu no dia 06/04/1934, na localidade Baraunas, município de Fronteiras- PI. Filho do casal Miguel José de Sousa (Miguel Briona) e Luzia Simão Alencare (D. Zizi).Seu primeiro emprego com carteira assinada foi em São Paulo (capital), aos 21 anos de idade, no período 01/09/1955 a 10/05/1957. No ano de 1957 retorna de São Paulo para sua terra natal, Fronteiras- PI.
Em 26/05/1959 toma posse em Teresina, capital do Piauí, oficialmente como o primeiro oficial de Justiça da comarca de Fronteiras- PI.
Em 09/02/1984 é concedido pelo poder judiciário, registrado junto ao Diário da Justiça a aposentaria a Antônio Simão Alencar. Foram 21 juízes durante os 30 anos de trabalho na comarca de Fronteiras até se aposentar, sendo que o primeiro juiz foi o M.M. Dr. Tomaz Gomes Campelo e último foi o M.M. Fernando Lopes e Silva Neto. Sitônio Briona assim conhecido em toda a região, agradece a oportunidade que lhe foi concedida, mesmo sem escolaridade, mas por ter certas habilidades no âmbito judicial, ao primeiro prefeito da cidade de Fronteiras, o senhor Quinco Gomes juntamente com o seu vice-prefeito Antônio Elpídio Ramos pela indicação ao importante cargo de oficial de justiça.
Sitônio Briona sempre teve sua vocação voltada pra o campo principalmente a pecuária, após sua aposentadoria, o mesmo grangeou recursos para comprar sua primeira propriedade para criar gados, deixando assim a cidade de Fronteiras e indo morar em Alegrete, mais precisamente na fazenda Logrador, Data Alegrete, na época Município de São Julião-PI, hoje município de Alegrete-PI.
Sitônio Briona tem 85 anos, é casado com Teresinha Maria de Jesus com que têm dois filhos, Nassis Alencar e Narcisa Alencar. Possui ainda mais dois filhos de seu primeiro casamento, Maria Santa, Nancy Pereira Alencar e Lupércio Pereira Alencar. Quatro netos, Chaurton, Luciana, Perteson e Safira Nicole. Morou por muitos anos em Fronteiras – PI e logo depois de se aposentar voltou a residir na cidade de Alegrete do Piauí.

*
Portal NPM, com informações do Portal É Notícias
Deixe um comentário