No último sábado,14 de dezembro de 2019, a chácara RECANTO DOS SONHOS, espaço de exuberante beleza, localizado em ALAGOINHA DO PIAUÍ, foi o palco escolhido para a realização de um memorável reencontro da turma “LINGUAGEM, FONTE DE INTERAÇÃO E LIBERTAÇÃO”, da UESPI, núcleo de Fronteiras-PI, após 17 anos de conclusão de curso.
Tudo começou a convergir para a realização do evento, quando a saõjuliãoense Ana Pereira, ex-aluna do curso, movida pela saudade que sentia e o grande desejo do reencontro, teve a iniciativa de criar o GRUPO DA TURMA no aplicativo WHATSAPP e adicionar os demais.
Algum tempo depois começaram a planejar os detalhes e em comum acordo decidiram que, sob a coordenação das alagoinhenses Laurinda de Jesus, Marlene Hosana, Antônia Gicélia (Celinha, que é alagoinhense de coração),Isabel Brito, Das Dores e Eva Graça Brito, Alagoinha do Piauí seria escolhida para cidade anfitriã desse primeiro grande reencontro da turma .
Tudo foi organizado com carinho pela equipe, o espaço além de lindo, aconchegante e receptivo, estava também muito energizado pelo som de voz e violão de Douglas Sousa, grande artista alagoinhense, que por levar um repertório praticamente irretocável para compor a trilha sonora daquela ocasião, foi bastante prestigiado e aplaudido pelos participantes.
Para dar início ao momento festivo, Laurinda de Jesus, com muita espontaneidade e alegria, apresentou uma linda mensagem para desejar boas-vindas e expressar quão grande era a felicidade da equipe alagoinhense por recepcioná-los naquela oportunidade.
Em seguida Eva Graça Brito, com o objetivo de estimular ainda mais a turma, recitou com muito entusiasmo, “CELEBRAÇÃO DO INSTANTE”,de Cairo Trindade, um belo poema, que remete à expressão latina “CARPE DIEM” e que em Língua Portuguesa significa, APROVEITE O DIA!
Em seguida, a palavra foi facultada à fronteirense Geórgia Castro, que com grande maestria teceu elogios à iniciativa do grupo e também aproveitou para sugerir que doravante, continuem planejando muitos outros momentos como aquele.
Dando continuidade, Antônia Gicélia (Celinha),visivelmente emocionada demonstrou através de sábias e edificantes palavras, o quanto estava feliz e grata a Deus, por Ele ter reestabelecido sua saúde e assim ela poder está ali, ao lado dos amigos, vivenciando e compartilhando tantas alegrias!
Após essas emocionantes falas, a turma recebeu um lindo copo personalizado, gentilmente ofertado pela fronteirense, Daniela Gomes,que é pessoa muito querida por todos!
A partir desse momento começaram a degustar diversos sabores, de comidas e bebidas. Especialmente provaram um saboroso vinho tinto e com uma indescritível alegria, de forma sincronizada fizeram um brinde ao reencontro!
Na sequência, antes de ser servido o almoço, a fronteirense Rosângela Santiago, apresentou uma emocionante MENSAGEM ECUMÊNICA, ao tempo que sua bela voz fez ecoar naquele recinto, um canto de louvor à vida e de agradecimento ao ser superior e supremo, Deus.
Após satisfazerem seus paladares, com o saboroso almoço feito por Edinalva e com a deliciosa sobremesa patrocinada pela amiga Das Dores e preparada pelas mãos de fada da querida Celinha, a turma realizou sorteio para o AMIGO DOCE.
Nesse momento, além da troca de chocolates, de abraços fraternos e de elogios uns aos outros, a turma ouviu com muita atenção, a fronteirense Melânia Gomes, que mora em Teresina e veio especialmente para o evento, relatar bastante emocionada, um incidente que aconteceu no dia da formatura da turma e que quase a impossibilitou de participar, mas que felizmente no final deu tudo certo e que tanto naquele dia inesquecível, como ali naquele momento, encontrava-se em júbilo entre os amigos.
E assim, para festejar essa benção, voltou com as amigas para usufruir mais um pouco das águas límpidas e relaxantes da incrível piscina, que tornam ainda mais atrativo aquele espaço.
Com certeza, o reencontro da turma despertou em cada participante um turbilhão de sensações, ao vivenciarem momentos agradáveis e ao rememorarem através do flashback de sentimentos, as lembranças da época em que dividiam a mesma sala de aula. Acerca disso, frisou muito bem, Marlene Hosana, em seu discurso de encerramento, quando ao som de uma bela música reflexiva e de suas eloquentes palavras, agradeceu a todos pela presença, participação ativa e, de modo muito especial à sua estimada amiga Isabel Brito, inseparável companheira do período acadêmico e de várias outras jornadas da vida!
Durante todos os momentos do evento, abraços calorosos e repletos de emoção foram trocados entre a turma, as lágrimas de felicidade não foram contidas e serviram para irrigar o solo fértil da amizade, fortalecendo ainda mais o elo entre a turma .
Acredita-se que para os demais espectadores, daquele evento, como por exemplo, o amigo alagoinhense, Janiqueles Cândido, convidado especial, assim também, como para os leitores dessa matéria, etc, certamente ficará a mensagem de que reencontrar amigos significa localizar a nós mesmos, é uma forma eficaz para estarmos sempre alinhados com uma porção de nós que existiu antes e que necessita ser ativada de tempos em tempo, por isso, requer coragem, pois implica dentre outas coisas, deixar o instinto de autopreservação em casa, quando possível evitar medir as distâncias, o cansaço e até mesmo não pesar opções mais confortáveis e menos onerosas. Torna-se importante também, não contabilizar afinidades, tempo transcorrido ou divergência de mundo, pois o mais importante é absorver a ideia expressa na icônica frase “TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA” de Fernando Pessoa, um dos mais aclamados autores de Língua Portuguesa, inclusive a mesma que foi estampada na camiseta da aula da saudade da turma, há 17 anos.
A turma era numerosa, 36 alunos.Infelizmente a concludente Cislene não mais existe. Durante o evento seu nome foi muito lembrado e o grupo fez um minuto de silêncio em homenagem à sua memória.
Nesse primeiro evento, compareceram: Ana Pereira, Daniela, Das Dores, Celinha, Conceição Rocha, Eva Graça, Geórgia, Isabel, Joaquina Hosana, Laurinda de Jesus, Leilian, Luzinete, Marlene, Melânia e Rosângela.
Somente à tardinha encerraram o evento e já cogitam a realização de outro em 2020. Assim, fica o incentivo e a torcida para que todos possam comparecer e ais uma vez vivenciarem momentos de êxtase, relembrando muitas histórias e diluindo as saudades de outrora.
Veja a seguir mais fotos do evento:
Por Janiqueles Cândido
Deixe um comentário