Geral

Em Teresina, 64 famílias são retiradas de casa por conta de cheias do Rio Poti

64 famílias de populações ribeirinhas de Teresina foram retiradas de suas casas por conta do alto nível do rio Poti, entre terça-feira (17) e quarta-feira (18). Segundo a Defesa Civil de Teresina, 28 famílias foram retiradas de comunidades rurais na Zona Sudeste, 32 na Zona Sul, 4 na Zona Norte. Segundo Serviço Geológico, o nível do rio Poti em Teresina é de 8,96 m, 4 cm abaixo da cota de alerta e tende a reduzir.

As famílias foram acolhidas pelo programa Cidade Solidária, em que familiares ou vizinhos recebem as pessoas em suas casas. Segundo o secretário Samuel Silveira, o modelo de acolhimento evita a aglomeração de pessoas, medida indicada para evitar a disseminação do coronavírus.

“O programa faz com que vínculo comunitário não se perca, e que a vida se assemelhe à realidade. O abrigo coletivo não é recomendado nem em tempos normais, sobretudo agora em período de coronavírus, em que as aglomerações são expressamente não recomendadas, ou mais do que isso, proibidas”, explicou o secretário.

Oito famílias ainda podem ser retiradas de casa na comunidade Cajazeiras, na zona rural Norte de Teresina, ainda nesta quarta-feira (18). Segundo o coordenador da Defesa Civil de Teresina, Deolindo Nascimento, as equipes continuam monitorando outras comunidades.

Nível do rio Poti tende a diminuir

Durante o final da tarde de terça-feira (17), o rio alcançou os 10 metros, ultrapassando em mais de um metro a corta de alerta, que é de 9 metros. Entretanto, Segundo o Serviço Geológico Brasileiro, o rio apresenta tendência de redução. Já na manhã de quarta-feira (18), a cota registrada foi de 8,96 m, quatro centímetros abaixo da cota de alerta.

Ainda segundo o Serviço Geológico, é esperada uma redução para patamares em torno de 8,31 metro até as 17:00 h de quarta-feira, caso não sejam verificadas chuvas significativas na bacia.

Já o nível do rio Parnaíba, que separa o Piauí e o Maranhão, alcançou 5,60 m, 10 cm acima da cota de alerta (5,50 m), e pode subir ainda mais. Até a tarde de quarta, a previsão do Serviço Geológico é de que o nível do rio oscile em torno da cota 5,92 cm, 42 cm acima da cota de alerta (5,50 m).

Fonte: G1 PI

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...
Botão Voltar ao topo