64 famílias de populações ribeirinhas de Teresina foram retiradas de suas casas por conta do alto nível do rio Poti, entre terça-feira (17) e quarta-feira (18). Segundo a Defesa Civil de Teresina, 28 famílias foram retiradas de comunidades rurais na Zona Sudeste, 32 na Zona Sul, 4 na Zona Norte. Segundo Serviço Geológico, o nível do rio Poti em Teresina é de 8,96 m, 4 cm abaixo da cota de alerta e tende a reduzir.
As famílias foram acolhidas pelo programa Cidade Solidária, em que familiares ou vizinhos recebem as pessoas em suas casas. Segundo o secretário Samuel Silveira, o modelo de acolhimento evita a aglomeração de pessoas, medida indicada para evitar a disseminação do coronavírus.
“O programa faz com que vínculo comunitário não se perca, e que a vida se assemelhe à realidade. O abrigo coletivo não é recomendado nem em tempos normais, sobretudo agora em período de coronavírus, em que as aglomerações são expressamente não recomendadas, ou mais do que isso, proibidas”, explicou o secretário.
Oito famílias ainda podem ser retiradas de casa na comunidade Cajazeiras, na zona rural Norte de Teresina, ainda nesta quarta-feira (18). Segundo o coordenador da Defesa Civil de Teresina, Deolindo Nascimento, as equipes continuam monitorando outras comunidades.
Nível do rio Poti tende a diminuir
Durante o final da tarde de terça-feira (17), o rio alcançou os 10 metros, ultrapassando em mais de um metro a corta de alerta, que é de 9 metros. Entretanto, Segundo o Serviço Geológico Brasileiro, o rio apresenta tendência de redução. Já na manhã de quarta-feira (18), a cota registrada foi de 8,96 m, quatro centímetros abaixo da cota de alerta.
Ainda segundo o Serviço Geológico, é esperada uma redução para patamares em torno de 8,31 metro até as 17:00 h de quarta-feira, caso não sejam verificadas chuvas significativas na bacia.
Já o nível do rio Parnaíba, que separa o Piauí e o Maranhão, alcançou 5,60 m, 10 cm acima da cota de alerta (5,50 m), e pode subir ainda mais. Até a tarde de quarta, a previsão do Serviço Geológico é de que o nível do rio oscile em torno da cota 5,92 cm, 42 cm acima da cota de alerta (5,50 m).
Fonte: G1 PI
Deixe um comentário