A Barragem Piaus, localizada na divisa dos municípios de São Julião – PI e Pio IX, atingiu o maior nível de sua história.
De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Djalma Policarpo, o reservatório se encontra com 44,49% de sua capacidade máxima.
“A Barragem de Piaus tem pegado uma recarga muito boa, tem tido uma melhora considerável, isso dá uma segurança hídrica à população das cidades abastecidas, estamos com mais de 40 milhões de metros cúbicos de água”, informou Djalma Policarpo.
O maior nível até então foi em 2009, época em que o reservatório atingiu 36%. Sua obra de construção foi iniciada em 2006 com o objetivo de combater os danos causados pela seca na região. A barragem foi concluída no ano de 2010.
No ano de 2012, a comporta do reservatório foi aberta para minimizar os efeitos da estiagem na região de Alagoinha do Piauí e Monsenhor Hipólito.
Na época, Piaus ainda não abastecia as cidades da região, pois a obra de construção da Adutora estava em execução. No ano seguinte, em 2013, a então presidente Dilma Rousseff visita São Julião para inaugurar a adutora.
Hoje beirando os 45% de sua capacidade, a Barragem Piaus mudou a rotina dos moradores que vivem em seu entorno.
“Todo mês eu me deslocava para sacar meu dinheiro do aposento em São Julião, agora com a estrada represada pela barragem de Piaus, não tem mais como ir”, disse Dona Luisa Jolvina que mora em Cruz das Almas, localidade encravada na divisa de Pio IX com São Julião.
São vários os relatos de moradores que tiveram sua rotina mudada desde o nível do reservatório subir.
“A estrada em frente à minha casa era muito movimentada, agora que o Rio Grande represou, parou todo o movimento”, disse Seu Antônio que mora na localidade Porcos, em São Julião – PI.
Veja vídeo de estrada represada pelas águas de Piaus:
Fonte: Portal É Notícias
Deixe um comentário