Um site que aplica o “golpe do leilão falso” no Piauí tem sido alvo de denuncias à polícia. De acordo com o relato das vítimas em uma reportagem exibida pela TV Clube, a plataforma virtual contém informações similares a portais do governo do estado para enganar os interessados. Em um dos casos, uma pessoa chegou a perder mais de R$ 40 mil na tentativa de arrematar um carro.
Um homem, que preferiu não se identificar, explicou que tomou conhecimento do site em um anúncio e acreditou que o site fosse seguro por conta do nome e do formato, que parecia de uma página oficial do governo.
“Eu vi [o nome] ’Leilão Piauí Oficial’ e associei que fosse alguma relacionada ao estado, vi a logomarca do estado e imaginei ‘isso aqui é direito’ e não procurei os protocolos, confiando”, disse.
Após dar lances, ele arrematou o lote por aproximadamente R$ 6 mil e só desconfiou quando não recebeu a ligação da confirmação da entrega.
“Eles ligaram confirmando tudo e ficou agendado para me entregar na segunda às 15h. Despertei o interesse de ir atrás do endereço e vi que o endereço não existia. Quando fui pesquisar pelo CEP, a rua era divergente do endereço“, explicou.
Uma outra vítima do mesmo site só não caiu no golpe porque resolveu procurar o endereço para ver o carro que iria comprar.
“A rua existe e é razoavelmente pequena. Corremos ela de ponta a ponta e a gente não encontrava o número. Eles começaram a dizer que mandariam a localização pelo WhatsApp. Quando perceberam que a gente estava ali pertinho e não tinha endereço, aí colocaram o número na lista negra e não atenderam mais”, disse.
Checagem de dados é essencial
De acordo com Raimundo Cunha Neto, especialista em segurança digital, é muito fácil criar um site falso ou perfil em redes sociais utilizando fotos ou marcas idôneas, mas existem dicas para não embarcar em uma oferta aparentemente fácil demais.
“É muito importante essa pesquisa, esse processo de investigação, saber quem é o dono do site, se eles têm CNPJ para que você não vá comprar uma coisa e depois não saber a quem reclamar”, disse.
A reportagem da TV Clube entrou em contato com a empresa ‘Leilão Piauí Oficial’ e ninguém atendeu as ligações, nem respondeu as mensagens.
Governo não possui site de leilões
O governo do Piauí informou, por meio de nota, que não opera nenhum site de leilão e que os leilões realizados pelo estado ficam sob responsabilidade da secretaria de administração e previdência (SeadPrev). Já os leilões de veículos oficiais antigos são realizados por empresa terceirizada, especializada e credenciada.
O governo informou ainda que todos os procedimentos de vendas de bens contam com publicação no Diário oficial do estado e ampla divulgação na mídia.
O site do Detran possui os editais com os lotes disponíveis para leilão pelo governo do estado. A delegacia especializada de combate a crimes virtuais instaurou um inquérito para apurar o caso.
Fonte: G1 PI
Deixe um comentário