
Aconteceu nesse sábado 10 de julho, na cidade de Padre Marcos, na igreja Matriz Santo Antônio, a missa de um mês do falecimento da professora Márcia Martina Leal.
A celebração foi presidida pelo pároco Padre Fernando Amando de Souza. Na ocasião, foi prestadas homenagens com imargens e músicas que retratam sua vida e o que ela representa para todos.

Além do esposo João Batista, o filho Dr. Márcio Ranger, estiveram presente demais familiares, professores, ex-alunos e amigos.















Márcia atuou na U.E.E Constâncio Carvalho como professora por 27 anos, onde conquistou a todos que a conheceram, em especial os alunos a quem ministrou suas aulas. Conhecida e chamada carinhosamente por eles de tia Márcia.

A cidade de Padre Marcos-PI e todos que conheciam a professora vivencia a dor da perda e do luto. Seus ensinamentos eram pautados no respeito, na tolerância, na proteção aos animais e no meio ambiente. Muito querida e amada por todos, são centenas de relatos e fatos a respeito da professora, que além de pedagoga foi mãe, tia, amiga e acima de tudo humana, sempre a disposição de seus alunos, independente do horário e lugar.
Márcia sempre se colocava a disposição recebendo em sua própria casa os jovens que muitas vezes vivenciavam inúmeros problemas familiares, sociais e emocionais.
Muitos a colocam no lugar de terapeuta psicóloga do amor , carinho, atenção e afeto, pois, ela acolhia a todos sem e distinção.
Sempre com um sorriso largo no rosto, construiu grandes amizades, adquirindo o respeito e admiração das pessoas que conviviam com ela.
Mais esse não era seu único talento, um dos seus dons era pra culinária, gastronomia.


Márcia era poetisa e escritora, chegando a produzir inúmeros poemas em diversos temas. Como inspiração, Márcia tinha uma enorme admiração chegando a indicar as produções do poeta Bráulio Bessa para seus alunos.



Como artesã, transformou matéria prima em produtos utilitários valorizando a cultura e arte. Desenvolveu inúmeras artes reciclando e utilizando materiais descartados em perfeitos objetos decorativos, sempre trabalhava com zelo, alegria e muita dedicação.






Márcia faleceu na noite da última quinta-feira, 10/06, em decorrência de complicações causadas por um câncer. Alunos, professores e amigos passaram mais de 70 dias em campanhas de orações, pedidos eram feito nas igrejas da cidade a favor da professora tão querida.
Um tributo póstumo foi prestado a professora Márcia Leal em frente a Unidade Escolar Constâncio Carvalho, local onde ela trabalhou até o ano de 2019, antes de aposentar-se. logo em seguida, já dando início ao tratamento da doença. No local, sob muita emoção, uma multidão de familiares, amigos, colegas de trabalho e ex-alunos despediram-se e renderam palavras de homenagem a docente.
Bastante emocionada, a diretora da U.E. Constâncio Carvalho, Lucilene Dias, falou sobre Márcia: “Ela foi nossa companheira por muito tempo nessa caminhada, sempre foi professora nessa escola desde o início até a sua aposentadoria e cumpriu como ninguém o seu papel. Foi professora, psicóloga, mãe, amiga, não dá para descrever com palavras.Um exemplo, um espelho de pessoa a todos nós, só temos que colocarmos em prática a cada dia em honra a sua memória todo seus ensinamentos, sendo a pessoa incrível que ela foi”, disse.
Uma carta em tributo a professora foi lida em nome dos demais profissionais da instituição.




Por Ozeias Jhordans, para a redação do Portal NPM




Deixe um comentário