O mais novo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, se tornou destaque nacional essa semana após aceitar o convite do presidente Jair Bolsonaro para chefiar a pasta, e nessa sexta-feira (30/07) ganhou ainda mais holofotes ainda após virar capa das maiores revistas do Brasil: Veja e Istoé.
Ciro Nogueira é presidente do partido Progressistas, um dos principais líderes do centrão e faz parte da base de apoio do governo no Congresso. Um dos motivos para tanto destaque para a nomeação se dá pelo fato de Ciro ser o 1º senador a assumir um cargo no governo. Bolsonaro também afirma que o senador terá a função de intensificar a articulação com o Congresso.
A Veja veio com a manchete ‘Sob nova direção’ e tratou sob a ascensão de Ciro ao posto de ‘primeiro-ministro’, que representa maior inflexão até hoje nos métodos, imagem e, principalmente, a estratégia eleitoral do governo Bolsonaro.
A Istoé disse que Ciro é ‘O novo dono do governo’ e assume Casa Civil para afastar os militares do Planalto, implantar reformas populistas eleitorais e tirar o comando da Economia de Paulo Guedes, recriando o Planejamento e dando ao central controle do orçamento.
Nogueira assume a Casa Civil com o propósito de combater os obstáculos que atrapalham Bolsonaro, mas também há um objetivo para Ciro: fortalecer o seu partido para ter cada vez mais acesso às verbas dos fundos Partidário e Eleitoral, e assim garantir sua reeleição.
Deixe um comentário