A Premier League confirmou na tarde desta quinta-feira que o Newcastle foi vendido para um fundo de investimentos da Arábia Saudita. O valor da venda é de 300 milhões de libras (cerca de R$ 2,2 bilhões).
Assim, o tradicional clube inglês vira mais um “novo rico” no mundo do futebol. O primeiro contato do clube com os sauditas faz mais de um ano, mas as conversas foram retomadas após acordo com a emissora beIN Sports.
A torcida do Newcastle saiu às ruas para comemorar a venda, já que o antigo proprietário do clube, Mike Ashley, era bastante criticado pelos torcedores desde 2017. A tendência é que a equipe de futebol passe a receber alto investimento para competir no mais alto nível do futebol europeu.
A venda do Newcastle para os sauditas gera um debate em relação à pratica do Sportswashing. Isso acontece quando governos ditatoriais usam o futebol para apagar ações feitas que violam os direitos humanos.
Atualmente, o Newcastle está na 19ª colocação do Campeonato Inglês, com três pontos. O clube já conquistou quatro títulos da liga inglesa e possui uma das torcidas mais fanáticas do norte da Inglaterra.
Fonte: Gazeta Esportiva
Deixe um comentário