O estudante sãojuliãoense, Carmo Santos, de 18 anos de idade, foi premiado após vencer uma competição internacional de vídeos da ONU – a Organização das Nações Unidas.
O jovem foi o grande ganhador da quarta edição do ‘Human Rights Youth Challenge’, em tradução livre: ‘Desafio Juvenil de Direitos Humanos’, realizado anualmente pelo setor de água e saneamento do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. O concurso contou com o tema “Mudanças climáticas e direitos humanos à água e ao saneamento”.
Após vencer a competição, o estudante foi convidado pelo Relator Especial da ONU, Pedro Arrojo, para participar da cerimônia de premiação que ocorreu na última quinta-feira, 25 de novembro, na Universidade de Granada, no sul da Espanha.
A solenidade ocorreu durante uma conferência sobre direitos a água e saúde pública. O momento foi acompanhado por diversas pessoas presentes no auditório e ao vivo pela internet.
Durante a sua fala Carmo Santos mencionou a correlação entre o concurso e a sua região de origem:
“Eu sou do Nordeste do Brasil, uma região que luta contra diversos problemas sociais e ambientais, sobretudo em relação ao acesso a água em muitos locais. Então quando eu soube da existência dessa competição, eu vi a oportunidade perfeita pra levantar a minha voz em relação a esses assuntos tão importantes para todo mundo, mas em especial para as pessoas de onde eu vivo” disse o estudante.
Vale ressaltar que Carmo Santos é oriundo de escola pública, o estudante concluiu o ensino médio na unidade escolar estadual Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, e atualmente cursa Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). De origem familiar humilde, a conquista inédita de Carmo foi muito celebrada por amigos, familiares e colegas.
Fonte: Piauí em Foco
Deixe um comentário