DestaquesPolítica

Em Mato Grosso, Lula fecha acordo com PP de Ciro Nogueira, atrai PSD para palanque e desidrata Bolsonaro

Do mesmo partido de Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, e Arthur Lira, presidente da Câmara, o deputado Neri Geller, da bancada ruralista, esteve na base do presidente Jair Bolsonaro, mas defende que aproximação com petistas vem de longa data.

Ao visitar Brasília, nesta terça-feira (12), o ex-presidente Lula fechou acordo para as eleições no Mato Grosso, onde apoiará o deputado Neri Geller (PP-MT) ao Senado e terá como coordenador de sua pré-campanha, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), com forte atuação no setor. A suplente de Geller será Márcia Pinheiro, primeira-dama de Cuiabá.

Fora dos holofotes, a costura teve ajuda do senador Blairo Maggi, ex-governador do estado e primo de Geller, da bancada ruralista na Câmara. Ainda está em discussão o nome que ocupará a disputa pelo governo. Nos bastidores, políticos do estado acreditam que é possível atrair e abrir palanque para Lula com apoio pela reeleição de Mauro Mendes (União Brasil), que atualmente tem aliança com PL de Bolsonaro.

Do mesmo partido de Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, e Arthur Lira, presidente da Câmara, o deputado Neri Geller esteve na base do presidente Jair Bolsonaro, mas defende que aproximação com petistas vem de longa data, visto que já foi secretário de Política Agrícola no governo Dilma e ministro da Agricultura. Segundo Geller, esse ativo deve ser usado para aproximar o ex-presidente Lula do setor.

O grupo político ligado a Geller e Favaro já pediu que seja organizada de pronto uma visita do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin ao estado. A ida de Lula ainda não está fechada e depende de agenda. Alckmin, porém, poderá finalmente exercer articulação com entidades ligadas ao agronegócio, a exemplo da Associação Mato grossense dos Produtores de Algodão, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Instituto Pensar Agropecuária e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.

Ainda em Brasília, o ex-presidente Lula discutirá apoio ao senador Eduardo Braga (MDB-AM) ao governo do Amazonas, com o senador Omar Aziz (PSD-AM) na vaga ao Senado. A chancela de Lula a Braga formalizaria apoio do MDB de Simone Tebet ao ex-presidente.  Eduardo Braga, afirmou: “Nós estamos apoiando o presidente Lula e estamos construindo uma aliança e um palanque [no Amazonas].”

Na próxima segunda-feira (18), o grupo de políticos do MDB irá se reunir com Lula, em São Paulo, para oficializar apoio desta ala do partido à chapa. Na reunião serão discutidos: cenário nacional, palanques regionais e apoios. Eduardo Braga concluiu: “Não há nada que o Baleia [Rossi] não saiba. Até porque no início havia o entendimento de que, se até maio, minha colega [Simone] não estivesse se viabilizando, nós estaríamos liberados”.

Debate

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Fonte: CNN

Luis Alberto

Editor geral do Portal NPM, formado em Técnico em Segurança do Trabalho pela escola Metropolitana de Cursos Técnicos. Possui ainda licenciatura em Educação Física e é estudante de bacharelado em Ciências Políticas, ambos pela UNOPAR.

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...
Botão Voltar ao topo