A escolha do candidato, que tem o apoio de pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT), ocorreu após votação durante reunião do partido esta noite
O PDT definiu o nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para disputar o governo do Estado. A escolha do candidato, que tem o apoio de pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT), ocorreu após votação durante reunião do partido esta noite. A postulação da governadora Isolda Cela (PDT), que tinha o apoio do PT, foi derrotada, por 55 a 29.
A reunião ocorreu com presença do presidente da legenda, Carlos Lupi, em Fortaleza. Antes do encontro, ele defendeu publicamente a candidatura de Roberto Cláudio. O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) e o deputado Mauro Filho (PDT) retiraram suas pré-candidaturas antes da votação.
PT e PDT têm uma aliança no Estado há 16 anos, mas a opção por Roberto Cláudio deve gerar tensão entre os partidos. O PT entende que não teve espaço na gestão do ex-prefeito na capital e que isso continua na gestão do seu sucessor, José Sarto (PDT). O presidente estadual do PT, José Guimarães, afirmou na semana passada que sentiu falta da articulação política do senador Cid Gomes, com quem acredita que teria um diálogo. “Com Ciro, isso não foi possível”, disse.
Ao sair do evento, Cláudio disse que a primeira tarefa será celebrar e construir unidade interna. “Depois disso, humildemente, vamos procurar nossos aliados, como o governador Camilo Santana (PT), todo mundo, para manter a aliança o maior ampla possível”, disse.
Santana, que deve ser candidato ao Senado, estava apoiando Izolda. Além do PT, a opção pelo nome de Cláudio pode ainda estremecer a relação com o MDB. O PSB já tinha declarado que permaneceria na base qualquer que fosse a escolha do candidato pelo PDT.
Os Ferreira Gomes não participaram na reunião. Mais cedo, o irmão Ivo Gomes (PDT), prefeito de Sobral, afirmou que apoiava Izolda e que esse seria também o posicionamento de Cid, que não se pronunciou.
Fonte: Valor Econômico
Deixe um comentário