Com financiamento da Folha de S.Paulo e da TV Globo, o Datafolha divulgou os números mais recentes da disputa presidencial nesta quinta-feira (1º).
Nesta quinta-feira (1º), o Instituto Datafolha divulgou a nova pesquisa para os candidatos à presidência da República, abrangendo todas as regiões do país.
O levantamento é uma parceria do jornal Folha de S.Paulo e da TV Globo. Os números foram divulgados às 20h55 (de Brasília), após o horário eleitoral gratuito na televisão.
Além de mostrar a corrida no primeiro turno, esta pesquisa traz dados para uma disputa num eventual segundo turno.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 18 de agosto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencia o atual chefe do Executivo, com 54% das intenções de votos contra 37%.
Ainda na comparação a julho, houve uma diferença positiva de 2 pontos percentuais nas intenções de voto de Bolsonaro, enquanto a oscilação de Lula foi menor de 1 ponto percentual.
A pesquisa mais recente foi registrada sob o número BR-00433/2022 e entrevistou 5.734 pessoas, com entrevistas presenciais realizadas entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em 285 municípios em todo o País.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Lula da Silva (PT): 45%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Simone Tebet (MDB): 5%
Soraya Thronicke (UNIÃO): 1%
Pablo Marçal (PROS): 1%
Felipe D’avila (NOVO): 1%
Nulo/branco: 4%
Não sabem: 2%
O novo levantamento mostra Soraya Thronicke (União Brasil), Pablo Marçal (PROS) e Felipe d’Avila (Novo) com 1% cada um. Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.
Segundo turno Lula x Bolsonaro
Ainda seguindo a pesquisa Datafolha mediu um provável segundo turno envolvendo Lula x Bolsonaro.
De acordo com o que foi dito, Lula venceria, com 53%. Já Bolsonaro, fica com 38%.
PESQUISA DATAFOLHA DE AGOSTO
A pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha foi divulgada no dia 18 de agosto. Para o cargo de presidente, o levantamento apontou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 47% das intenções de votos.
Em seguida, aparece o atual chefe do executivo, Jair Bolsonaro (PL), com 32% da preferência dos entrevistados.
O dado foi importante, visto que Bolsonaro reduziu a diferença para Lula, que em julho, era de 18 pontos. Agosto foi 15.
Ciro Gomes (PDT) ocupava a terceira posição na última Datafolha, com 7%; Simone Tebet (MDB), com 2%; e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Fonte: Rádio Jornal NE
Deixe um comentário