O senador Cid Gomes convocou deputados do PDT para uma reunião em seu gabinete, em Fortaleza, nesta segunda-feira (10), para definir apoio a candidatura de Lula (PT) no Ceará. Na oportunidade, também será tratado o novo cenário político após a eleição de Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Estado.
Na semana passada, o PDT anunciou apoio à Lula no segundo turno das eleições para a presidência da República. A confirmação do apoio foi feita por Carlos Lupi, presidente nacional da legenda. Logo em seguida, Ciro Gomes (PDT) declarou, por meio de vídeo publicado nas redes sociais, que iria seguir a decisão do partido, porém sequer chegou a citar o nome do ex-presidente Lula.
Nas eleições, o PDT, representado por Roberto Cláudio, terminou a disputa na terceira colocação, atrás dos candidatos Elmano de Freitas – eleito no primeiro turno – e Capitão Wagner (União Brasil).
Na formação das bancadas legislativas, no entanto, o partido elegeu a maior bancada na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), com 13 deputados, e na bancada federal foi, ao lado do PL, o partido com o maior número de deputados eleitos, com 5 parlamentares.
Com informações do colunista Inácio Aguiar, do Diário do Nordeste.
Deixe um comentário