O ovo é considerado um dos alimentos mais completos do mundo por conter os principais nutrientes necessários para o bem-estar do ser humano. Conhecer o produto e avaliar a qualidade antes do consumo é importante para a saúde do consumidor.
“A melhor forma de entender, em casa, do produto, é observando a casca. Ela é formada por poros e fatores externos como umidade, tempo de estocagem e variação de temperatura do ambiente podem influenciar a qualidade interna do ovo. Muito se diz ao observar uma casca, como é possível identificar a idade da ave que a produziu, as condições de higiene e de nutrição e, até mesmo, a qualidade de vida do animal. Quanto mais lisa a casca, por exemplo, melhor, ou seja, as condições para um ovo saudável existem”, explica a zootecnista Rebeca Horn.
Ao observar o ovo, é preciso checar rachaduras ou fissuras na casca que podem favorecer a entrada de microorganismos como fungos e bactérias, pois, sabemos que estes seres podem trazer riscos à saúde. A coloração é outro ponto a ser observado: casca turva ou escurecida é o indicativo de envelhecimento do ovo, pois durante esse processo, há um aumento das bolsas de oxigênio no seu interior, causando essa mudança de cor.
“Outro ponto importante são os cuidados com o produto após as compras. A maior parte da composição do ovo é de água e, por isso, eles não podem ser armazenados em locais que ocorram mudanças bruscas de temperatura, como a porta da geladeira. ALém disso, ele não deve ficar próximo de alimentos que possuem cheiro forte, pois a casca porosa permite a absorção de odores”, finaliza a zootecnista.
Uma forma simples e fácil de checar a presença de gema rompida ou se está estragado por dentro, é através do teste da lanterna. Para realizá-lo, coloca-se o ovo contra a luz (se utilizar a lanterna do celular, você pode encostá-lo). Caso esteja apto para o consumo, todo o interior dele fica iluminado. Já os estragados ficam com manchas escuras e precisam ser descartados.
Principais benefícios do ovo
1. Aumenta a massa muscular;
2. Ajuda na perda de peso;
3. Fortalece o sistema imunológico;
4. Diminui o colesterol “ruim”, LDL;
5. Mantém a saúde da pele;
6. Ajuda no combate de anemias;
7. Fortalece os ossos;
8. Mantém a saúde mental;
9. Preserva a saúde dos olhos;
10. Ajuda a combater a depressão;
Da Redação com informações do Tua Saúde
redacao@cidadeverde.com
Deixe um comentário