DestaquesJaicósMunicípiosPolítica

Em Jaicós, engenheiro civil Luciano Gil coloca nome à disposição como pré-candidato a prefeito pela oposição; veja!

Em conversa com a redação do Portal NPM, Luciano Gil declarou que sua filiação será em um dos partidos da base do governador Rafael Fonteles.

A reportagem abaixo é do Diário GM.

O Engenheiro Civil, Luciano Gil Mendes Coelho anunciou nesta terça-feira, 19/12/2023, sua pré-candidatura a prefeitura de Jaicós – PI.

O pré-candidato Luciano Gil possui 45 anos de idade, é Engenheiro Civil, empresário, com larga experiência profissional, atua na região Sudeste Piauiense, sempre presente no meio politico, possui elos com deputados, prefeitos, vereadores em vários municípios da região, no decorrer desse ano de 2023 marcou presença em eventos na região, que contaram inclusive com a participação do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles.

Luciano Gil, como é conhecido entre os amigos, é natural de Jaicós, filho do saudoso Ex-Vereador Gilberto Feitosa Coelho, já falecido, e, sua mãe servidora pública aposentada, Luisa Mendes de Carvalho Neta Coelho, possui sua marca como cidadão e político na histórica Terra do Galo ao longo da sua trajetória, nestes 45 anos de idade, com vivência politica desde sua infância, adolescência, Juventude e na sua vida adulta, sempre presente como cidadão, profissional da área da engenharia civil em eventos em Jaicós e vários municípios da região, influente no meio politico.

Para relembrarmos o seu DNA politico é preciso relembrarmos a história do seu pai, o ex-vereador Gilberto Feitosa Coelho nasceu em 1924, e faleceu em 21 de agosto de 2011, às 18 horas em Jaicós em decorrência de problemas de saúde.

O ex-vereador Gilberto atuou durante muitos anos como farmacêutico e por muitas décadas atendia a comunidade carente. Possuía uma grande credibilidade quando o assunto era saúde. Na cultura musical e literária era um grande incentivador.

Como vereador foi atuante em vários aspectos, Gilberto foi eleito vereador nos anos de 1976, 1982, 1988 e 1992, sendo presidente da Câmara Municipal de Jaicós por 03 vezes. No ano de 2006, Gilberto Feitosa recebeu uma homenagem Da Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados ao Poder Legislativo a gestão do então presidente Ivo Farias de Oliveira.

Gilberto Feitosa, era casado com Luizinha e pai de 03 filhos, Abílio, Luciano e Zares. Gilberto tinha a política como um canal de servir, em sua vida nunca deixou de prestar seus serviços como farmacêutico prático quando era procurado.

No ano de 1924, em Jaicós – PI nasceu Gilberto Feitosa Coelho filho de Abílio Coelho de Carvalho e Maria Feitosa de Carvalho.

Em sua juventude trabalhou e estudou em Recife – PE, onde ocupou o cargo de Presidente da Defesa Civil. Tentou enveredar pela carreira da medicina. Sua deficiência auditiva o impediu de realizar este sonho, mas não lhe tirou o ardor de servir os seus conterrâneos com os conhecimentos hauridos nos bancos escolares e na prática farmacêutica. Tornou-se o “doutor” dos necessitados por anos a fio.

Não contente com os serviços que prestava resolve envolver-se na lide política. Assim é que na década de 1980 candidata-se a vereador pelo município de Jaicós. Obtém aprovação popular e exerce a vereança por cinco mandatos, em três deles atuando como Presidente daquela Casa Legislativa.

Encampou vários projetos em benefício da população entre eles, a criação da “Escola de Música Jaime Lélis” da qual muito se orgulhava e que era por assim dizer “a menina de seus olhos”.

Orgulhava-se sempre de um fato: o de ter a consciência tranquila por haver lutado realmente em favor do povo.

Deixa sua existência não sem antes realizar o que reputava digno de todo homem: ter filhos, plantar uma árvore e escrever um livro.

Dignificou sua vida: plantou árvores, teve filhos: Zares Maria Coelho, Luciano Gil, que, com Márcia encantou seu mundo de avô com o pequeno Luigi, e Abílio, os dois últimos frutos da sua união matrimonial com Luisa Coutinho Mendes Coelho; e, ainda escreveu dois livros no qual exalta o seu povo, a história de Jaicós, neles descrevendo os homens que nela viveram, seus feitos, e onde é possível desvendar também, o quanto de crença nele havia no Deus que o criou e fecundou sua inteligência.

Morre o homem, mas a semente lançada permanece: germinará e produzirá frutos, pois, no dizer da poetisa francesa Marie Noelli: “… quando nada mais conseguirmos fazer, o bem e o belo que fizemos continuarão sem nós seu movimento”.

Fonte: Diário GM, com informações Blog Otávio Veloso/Com informações do Jornalista Ivo Farias e da Advogada Dra. Mazzarelo Lélis.

Luis Alberto

Editor geral do Portal NPM, formado em Técnico em Segurança do Trabalho pela escola Metropolitana de Cursos Técnicos. Possui ainda licenciatura em Educação Física e é estudante de bacharelado em Ciências Políticas, ambos pela UNOPAR.

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...
Botão Voltar ao topo