
O estado do Piauí tem sofrido uma onda de violência nos últimos dias, trazendo sensação de insegurança no estado. Nos últimos cinco dias, pós-carnaval, apenas na capital ocorreram seis assassinatos, sendo três na zona norte e três na zona leste. Em 48 horas, foram registrados três homicídios na cidade de Avelino Lopes. Outras três mortes foram registradas nas cidades de Canto do Buriti, Altos e Piripiri, totalizando 12 homicídios nos últimos 7 dias. Na noite deste domingo, 18, dezessete detentos fugiram da penitenciária Dom Abel, no sul do Piauí.
Mortes na capital
Francisco Wellington Rosa foi executado com pelo menos três disparos de arma de fogo na noite desta terça-feira (13), na Avenida Boa Esperança, Vila Apolônio, na zona Norte de Teresina. Apenas na região da grande Pedra Mole, zona leste de Teresina, foram mortos; Um homem identificado como Nelson, foi perseguido e assassinado no residencial HBB, na quinta-feira 15, Alexsandro Franklevys Vieira de Sousa, de 30 anos, alvejado no bairro Tabajaras, na última sexta-feira, (16). O terceiro homicídio aconteceu na noite do sábado 17, também no residencial HBB, quando outro homem foi assassinado com diversos tiros.
Na mesma noite do sábado 17, a pouco mais de 8 km, o quinto assassinato foi registrado, quando outro homem foi executado com vários disparos de arma de fogo na avenida Poty, no bairro Santa Maria da Codipi. Em Teresina, o sexto homicídio ocorreu nesta segunda-feira, 19, quando um homem ainda não identificado foi assassinado com diversos disparos de arma de fogo. O crime aconteceu dentro de uma barbearia na Av. Rui Barbosa, no bairro São Joaquim, na zona norte de Teresina.
Sul do Piauí
Um homem identificado como Wesley foi assassinado na tarde da última terça-feira (13) na cidade de Canto do Buriti. Só na cidade de Avelino Lopes foram registradas 3 execuções em 48 horas. O primeiro crime aconteceu na noite de sexta-feira (16). Já o segundo caso foi neste sábado (17), em uma estrada vicinal de uma localidade rural do município de Avelino Lopes.
O terceiro aconteceu no domingo, (18). A vítima estava em um bar quando indivíduos se aproximaram em uma moto e efetuaram disparos de arma de fogo. Além do homem que morreu, uma outra pessoa foi atingida e foi socorrida.
Norte do Estado
Um segurança identificado apenas como Fernando foi executado com cerca de oito tiros na noite do último sábado (17), em um bar, no Centro do município de Altos. E na cidade de Piripiri, um homem identificado como Silas foi assassinado com vários tiros de arma de fogo. A vítima e a namorada estavam lanchando em um trailer quando foram atacados por pelo menos quatro indivíduos que chegaram em motocicletas.
Mortes tem relação com facção
De acordo com a Secretaria de Segurança Publica do Estado do Piauí, a maioria das mortes tem ligação com facções criminosas. Segundo a polícia, a série de assassinatos no Sul do Piauí, principalmente em Avelino Lopes, têm ligação com os crimes ocorridos em São Raimundo Nonato, isso fez com que a Secretaria de Segurança Pública determinasse que uma força tarefa fosse destacada para a região que registrou três execuções nas últimas 72h.
Fuga da peniteciária
Dezessete criminosos de alta periculosidade fugiram da penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, localizada nas margens da BR-135, no município de Bom Jesus, na noite desse domingo (18). Segundo informações preliminares sobre o caso, os fugitivos arrombaram um cadeado e abriram um buraco em um dos muros de contenção para fugir da penitenciária.
Ida a Mossoró
Os episódios ocorrem coincidentemente quando equipes do Batalhão Especial de Policiamento do Interior da Polícia Militar (BEPI/PM-PI), especializados na captura de criminosos em área de mata e do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO -PC/PI), foram enviados à Mossoró, para auxiliar na recaptura dos dois presos do Comando Vermelho que escaparam do presídio federal de segurança máxima.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) o envio do policiais é em resposta à solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os policiais enviados possuem expertise e treinamento especializado para atuar na área de mata e recaptura de criminosos e presos. Essa colaboração entre a SSP-PI e a Senappen não é nova, uma vez que desde o ano anterior, a Secretaria Nacional tem enviado policiais penais para trabalhar em conjunto com o Draco-PI no combate às organizações criminosas no Piauí.
Investimento na Segurança
Deste o inicio da gestão o governador Rafael Fonteles, junto ao secretário de Segurança Pública do Estado Chico Lucas, nomearam mais de 1.450 polícias militares para reforçar a Segurança em todo o Piauí além de entregar mais de 300 viaturas.
Outro lado
O Central Piauí procurou o secretario de Segurança Pública, Chico Lucas para comentar sobre o assunto, mas até a publicação dessa matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos da SSP-PI.

Deixe um comentário