Durante live que aconteceu na noite deste sábado (08), o prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Oliveira, o GD, anunciou sete atrações da 8ª edição da OvinocapriShow 2024. Além do anúncio de alguns artistas que farão a parte cultural, o gestor falou sobre outras atividades que acontecerão paralelamente à feira de animais, como desfile do garoto e garota de Jacobina, parte gastronômica e concurso de animais.
Uma das grandes atrações da oitava edição da Ovinocaprishow será o cantor Leonardo. Além dele, farão a festa os cantores Tayrone, Felipe Amorim, Edésio Nascimento, a banda Seu Desejo, Amado Edilson e Erismar do Acordeon, estes dois últimos se apresentarão no dia 14, na Festa da Cavalgada.
Ao longo da semana, outros artistas, especialmente da região, serão anunciados nas redes sociais do prefeito e da OvinocapriShow. “O foco principal dessa exposição é a parte animal, pois ela gera grande renda para o município, movimenta nossa economia. A programação festiva vem para complementar. Minha expectativa tem sido muito grande, graças a Deus e aos parceiros que estão fazendo esse evento acontecer. Estou muito feliz em anunciar esse evento de grande importância para nossa cidade. É um evento de muita reponsabilidade. É um evento que a gente trabalha o ano todo para chegar nesse momento e dar o melhor para nossa cidade e região. Então só tenho a agradecer por ter todas essas pessoas promovendo esse evento junto comigo, e quero citar três nomes que é o do governador Rafael Fonteles, do Pablo Santos e do Eduardo Santos, que estão comigo nessa empreitada”, declarou o prefeito.
Feira do produtor
Jacobina do Piauí é o município que mais produz ovinos e caprinos no estado. Tendo isso em vista, desde o início de seu mandato, GD buscou fortalecer a feira do produtor. Para este ano, ele garantiu segurança nas baias, além de um bom local para acomodação dos produtores e suas famílias. Na próxima semana serão divulgadas as reservas das baias
Paralelo às vendas dos animais, acontecerá, no sábado, a feira da agricultura familiar, com a comercialização de produtos, em sua maioria, orgânicos, e que também fomenta a economia da cidade.
No concurso dos animais, esse ano não haverá a categoria de peso, apenas de qualidade genética, desfile em pista, inclusão da raça White Dorper e uma nova categoria será anunciada durante a próxima semana.
Este ano, o concurso aumentará sua premiação. Serão premiados mais de R$ 40.000,00, além da entrega de troféus, sendo a maior premiação da região.
A partir da próxima terça-feira (11), os produtores podem se dirigir para a Secretaria de Agricultura a fim de buscar informações sobre a documentação necessária para a aquisição de crédito que será utilizado na compra de animais durante a exposição.
No ano passado, foram expostos mais de 700 animais na feira. A expectativa é de que esse ano passe de mil ovinos e caprinos.
Outro ponto anunciado foi a gastronomia ovinocaprina que será disponibilizada no local para degustação, com a presença de pratos tradicionais nordestinos e o tão famoso carneiro patagônico.
Cavalgada
A cavalgada acontecerá no dia 14 de julho, com saída no mesmo local do ano passado, mas o percurso completo e a igreja onde acontecerá a Missa do Vaqueiro ainda serão anunciados. Ao final da celebração religiosa, acontecerá a Festa do Vaqueiro.
A cavalgada de Jacobina é a maior do Piauí. A expectativa é de que mais de mil vaqueiros participem do evento, batendo o recorde que foi de 930. A premiação também será maior, além do sorteio de uma moto.
Qualquer pessoa de qualquer idade pode participar, mas menores de 18 anos precisam ter a assinatura de seus responsáveis. Uma novidade este ano, na cavalgada será a corrida de prado
Desfile do Garoto e Garota Jacobina 2024
O investimento com premiação para este ano será maior que o ano passado. GD assegurou que haverá muitas novidades para o desfile deste ano e que serão divulgadas em breve. A forma de inscrição também será anunciada à posteriori.
Segurança
Prezando por um evento tranquilo e seguro, GD afirmou que um grande esquema de segurança está sendo montado para bem recepcionar os jacobinenses e população da região que estará presente na OvinocapriShow. Ele disse que tanto agentes de segurança pública quanto privada estarão fazendo com que os presentes se sintam seguros.
Um problema do ano passado foi o estacionamento. Contudo, para este ano, GD garantiu que um esquema para acomodação de toda a região durante os shows já está sendo montado, e que ninguém ficará procurando onde estacionar seu veículo enquanto o show está acontecendo.
Algumas áreas para estacionamento já estão sendo demarcadas no entorno do local onde acontecerá a exposição.
Recursos
GD declarou que, desde a primeira edição da OvinocapriShow que sua preocupação era a de realizar a exposição sem onerar os cofres públicos. E, segundo ele, pela bondade de Deus e apoio de grandes parceiros públicos e privados, nunca utilizou recursos municipais para que o evento pudesse acontecer.
“Sempre honrei com meus compromissos e minha preocupação era a de quebrar isso. Mas conseguimos muitos recursos, que vieram do Governo, da Secretaria de Turismo, de deputados estaduais e federais, do Ministério da Agricultura e também de patrocinadores da rede privada. Então tudo o que é gasto aqui vem desses locais. E todo investimento gera um lucro de mais de R$ 3 mi (três milhões de reais) para o município. Ou seja, o evento gera muita receita. A gente investe X e tem o retorno de 5X, e esse retorno vem para dentro da cidade com a geração de renda para pequenos e grandes empresários. Essa movimentação de renda já começa agora, com o anúncio dessas atrações. Então Jacobina só ganha com isso tudo”, destacou.
Fonte: Cidades em Foco
Deixe um comentário