DestaquesGeral

Imagem de Exu Belzebu é encontrada em encruzilhada na zona rural de Alegrete e chama atenção de quem passa pelo local; veja!

Na manhã desta sexta-feira (16), uma imagem de Exu Belzebu, entidade de matriz africana Quimbanda, foi encontrada na localidade Chupeiro, zona rural de Alegrete do Piauí, em uma encruzilhada que dá acesso às localidades de Pocinhos de Baixo e Pau Preto.

A imagem está ao lado de uma árvore e chamou a atenção das pessoas que passam pelo local. Ninguém sabe ao certo o motivo daquela imagem estar naquele local, já que é uma estrada que dá acesso a pelo menos três localidades com poucos moradores.

Sobre a imagem

A imagem representa uma entidade conhecida como Belzebu, Baphomet ou Saravá Exu Maioral. Na religião de matriz africana, quimbanda, ele é representado como uma criatura com asas e cabeça de bode, mas com corpo humano.

Na Quimbanda, Belzebu é uma divindade de grande importância, podendo ser reverenciado como uma figura de destaque, semelhante a um Exu Maioral.

Funções e Atribuições:

Em algumas tradições quimbandistas, Belzebu pode ser visto como um “pai e mãe” de todos os Exus e Pombagiras, portador do poder da geração, ou como o segundo Maioral, com poderes sobre a vitalidade e o sucesso.

Representação Visual:

Belzebu é frequentemente representado com a mesma imagem de Baphomet, um símbolo místico que pode variar entre a concepção do diabo e a de um ser de dupla polaridade.

Representações Variadas:

A imagem de Belzebu pode variar entre a figura clássica do diabo com chifres e cauda, a de um ser de dupla polaridade com a figura de Baphomet, ou outras representações mais específicas conforme a tradição quimbandista.

Luis Alberto

Editor geral do Portal NPM, formado em Técnico em Segurança do Trabalho pela escola Metropolitana de Cursos Técnicos. Possui ainda licenciatura em Educação Física e é estudante de bacharelado em Ciências Políticas, ambos pela UNOPAR.

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...
Botão Voltar ao topo