Um grupo de pescadores de São Julião – PI tiveram uma iniciativa muito produtiva em realizar a soltura de mais de 6 mil Alevinos em reservatórios do município.
Foram soltas as espécies de tucunaré, tambaqui, pintado, piau sabão, entre outros, nos reservatórios da Emparedada e da sede do município. O objetivo da soltura desses pequenos peixes de diversas espécies é reintroduzir espécies diferentes e repovoar as lagoas municipais, promovendo a estabilidade do ecossistema com possibilidade de, no futuro, após regularizado, introduzir e promover a pesca esportiva.
A soltura dos Alevinos foi realizada por Wilker, Janiel Márcio e Railson, além de outros amigos pescadores de São Julião, e contou com apoio de Jailson, da cidade de Fronteiras, que já teve essa iniciativa em Fronteiras e está colhendo os frutos. Grande parte dos Alevinos foi adquirida mediante recursos próprios por parte do grupo de pescadores.
Os Alevinos foram soltos em meados de maio deste ano e já começaram a ser pescados recentemente.
De acordo com Wilker, é muito importante respeitar o período da Piracema e também, se for pescado algum peixe pequeno, fazer a soltura do mesmo, para poder procriar.
“Pedimos a todos que respeitem o período da Piracema, dessa forma, os Alevinos terão uma reprodução maior para podermos colher os frutos em um futuro bem próximo. Pedimos também para aqueles que pescarem peixes menores devolverem novamente para o reservatório, para poder procriar. Agradeço a todos os amigos que nos ajudaram nessa nossa iniciativa. Esses peixes maiores nas imagens aí são os que soltamos há quase dois anos nos açudes particulares e já estão reproduzindo e estamos pegando os alevinos e distribuindo nos outros açudes públicos. Essa iniciativa que fizemos é também para incentivar as pessoas ao esporte de pesca. Lembramos também que, se tiver alguém que queira nos ajudar nessa nossa iniciativa com a doação de Alevinos para reprodução, ficaremos agradecidos“, disse Wilker.
A iniciativa do grupo de pescadores de São Julião é de suma importância até mesmo para a economia local, sendo também um momento de lazer para aqueles que praticam a pesca corretamente.
Deixe um comentário