DestaquesPiauí

Estruturas da Ponte Metálica entre Teresina e Timon apresentam desgaste severo

Imagens exclusivas revelam rachaduras nos pilares; situação preocupa após tragédia da Ponte JK

O Conecta Piauí obteve com exclusividade imagens que mostram a situação preocupante das estruturas de sustentacão da Ponte Metálica, que liga Teresina, no Piauí, a Timon, no Maranhão. Os registros revelam pilares visivelmente desgastados e com rachaduras aparentes, levantando sérias preocupações quanto à segurança da travessia.

Inaugurada em 2 de dezembro de 1939, após 17 anos de obras, a Ponte Metálica foi a primeira a ser construída sobre o Rio Parnaíba, no estado do Piauí. Projetada pelo engenheiro alemão Germano Franz, sua construção consumiu 702 toneladas de ferro. A ponte permitiu a conclusão da linha férrea Ferrovia São Luiz-Teresina, conectando por trem as capitais do Piauí e do Maranhão. Atualmente, ela também é utilizada pelo Metrô de Teresina, integrando Timon à Grande Teresina.

A ponte, que possui grande fluxo de veículos diariamente — incluindo caminhões de carga pesada —, tornou-se foco de atenção após o recente desabamento da Ponte JK, na divisa entre Maranhão e Tocantins. O colapso deixou um rastro de mortes, feridos e contaminação do rio devido ao derramamento de produtos químicos transportados por caminhões que trafegavam pela estrutura no momento do acidente.

Especialistas relataram ao Conecta Piauíapontam que a situação da Ponte Metálica precisa de avaliações técnicas e ações de manutenção para prevenir possíveis tragédias. Populares também demonstram preocupação, especialmente pelo histórico de negligência na manutenção de pontes em diversas regiões do país, gravando diversos videos às margens do rio.

Confira a reportagem em vídeo:

Fonte: Conecta Piauí

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...
Botão Voltar ao topo