Uma frente fria que chegou ao Brasil nesta semana continuará a afetar o país nesta sexta-feira (10), provocando chuvas fortes em pelo menos 23 estados. Desde segunda-feira, precipitações têm sido registradas em grande parte do território, e oInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a continuidade das chuvas nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, com risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente no litoral Sul e Sudeste.
ALERTAS
No litoral sul do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, foi emitido um alerta laranja, indicando “Perigo” devido ao risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. As chuvas devem ser intensas, com precipitação entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm por dia. Em outras áreas do litoral, como o norte de Santa Catarina, um alerta amarelo foi emitido, sinalizando “Perigo Potencial” para pequenos deslizamentos e alagamentos.
Em estados como Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Pará, espera-se chuvas de 30 a 60 mm/h, ventos fortes e risco de interrupção de energia, quedas de árvores e descargas elétricas. As regiões Norte e Nordeste estão em alerta amarelo para chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h.
A nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode intensificar as chuvas nos estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste até quinta-feira (9). A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também afeta a costa norte do Nordeste, aumentando a precipitação na Bahia, Maranhão e Piauí. No Sul, a probabilidade de chuvas é menor.
PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA
Para o fim de semana, espera-se sol entre nuvens e chuvas isoladas à tarde, de curta duração e fracas, com melhora nas condições climáticas. Na região metropolitana de São Paulo, sexta-feira (10) terá pancadas rápidas e isoladas de chuva, com temperaturas entre 18°C e 28°C.
No sábado (11), o tempo seguirá abafado, com mínimas em torno de 17°C e máximas acima de 29°C, sem chuvas significativas. O domingo (12) terá clima similar, com máximas em torno de 26°C, ideal para aproveitar o sol.
Fonte: Meio Norte
Deixe um comentário