DestaquesNotícias

Morre, aos 92 anos, a arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon

Niède Guidon foi uma das grandes defensoras do patrimônio histórico brasileiro e fundou a Fundação Museu do Homem Americano

Niède Guidon, renomada arqueóloga franco-brasileira, morreu nesta quarta-feira (4/5) aos 92 anos. Ao longo da carreira, ela ficou conhecida por fundar o Museu do Homem Americano, além de ter transformado a região da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, em um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo.

Em postagem sobre a morte da arqueóloga, o Parque Nacional da Serra da Capivara afirmou que Niède era “uma das maiores defensoras do patrimônio histórico brasileiro”.

“Dedicou sua vida à pesquisa e à preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí — onde revelou ao mundo pinturas rupestres que mudaram o que se sabia sobre o povoamento das Américas”, escreveu o Parque em nota.

O espaço também destacou o legado da arqueóloga, que fundou a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) e afirmaram que o nome dela “está eternamente gravado na história”.

Após a notícia, o Parque anunciou o adiamento das comemorações de aniversário em respeito a morte de Niède. “Sua partida deixa um vazio imenso, mas seu legado continuará a nos guiar. Em breve, divulgaremos uma nova data, com homenagem à altura de sua contribuição”, frisaram em nota.

Fonte: Metrópoles

Luis Alberto

Editor-geral do Portal NPM, é formado como Técnico em Segurança do Trabalho pela Escola Metropolitana de Cursos Técnicos. Detém ainda licenciatura em Educação Física e bacharelado em Ciências Políticas, ambos obtidos pela instituição Anhanguera/UNOPAR.

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...
Botão Voltar ao topo