Faltando apenas uma semana para encerrar o prazo de registro da candidatura, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informou que até a tarde da quinta-feira (8) já foram contabilizados 3.780 pedidos de candidatura no estado do Piauí. A Legislação Eleitoral determinou como prazo para registrar a candidatura até o dia 15 de agosto.
Os dados do TRE-PI, por meio da Plataforma DivulgaCandContas, apontam que do total dos pedidos registrados, 3.358 pedidos são de candidaturas a vereador, 211 pedidos de candidaturas a prefeito e 211 referentes a vices.
De acordo com a coordenadora de Registros Partidários, Autuação e Distribuição do TRE-PI, Cármen Campelo, a ferramenta exibe informações como: as situações da candidatura e a do partido, da federação ou coligação, como o histórico do solicitante, seus bens, propostas e processos eleitorais.
“O DivulgaCandContas é um portal da justiça eleitoral importante para que as pessoas possam acompanhar sobre os candidatos em todo o estado, inclusive no Brasil. Os eleitores podem acompanhar, por exemplo, as candidaturas deferidas e indeferidas. Além de garantir total transparência dos dados, tornando disponível um conhecimento detalhado sobre quem vai disputar o pleito”, explica.
A coordenadora Cármen Campelo reforça a necessidade de os candidatos acompanharem o andamento do processo na plataforma.
“Os partidos políticos e os candidatos devem ficar atentos para verificar se há ainda alguma diligência para eles observarem se os processos estão realmente corretos”, orientou.
Os candidatos que ainda pretendem fazer o registro de suas candidaturas, devem acionar à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto: às 8h, por transmissão via internet, ou até às 19h, em mídia entregue nos cartórios eleitorais.
Candidaturas em Teresina
Segundo o DivulgaCandContas, até a tarde de quinta-feira (8) Teresina já contabiliza sete pedidos de registro de candidatura e mais de 400 pedidos para vereadores.
Os candidatos à prefeitura de Teresina que já fizeram o pedido de candidatura foram: prefeito Dr. Pessoa (PRD); o deputado Fábio Novo (PT); o professor Geraldo Carvalho (PSTU); professor Tonny Kerley (Novo); o estudante Santiago Belizário (UP); o médico Sílvio Mendes (União Brasil); e o jornalista Telsírio Alencar (Mobiliza).
Fonte: Portal O Dia
Deixe um comentário